Contraponto

ACIL TAMBÉM É CONTRA O FUNDO ELEITORAL

ACIL TAMBÉM É CONTRA O FUNDO ELEITORAL
Entidades do comércio sulino, entre elas as de Imbituba e Laguna, a partir da ACIT-Associação Comercial de Tubarão, publicaram manifesto criticando os deputados que votaram a favor do Fundo Eleitoral.

CAFÉ COM O PREFEITO
O programa Rádio Revista, pela Difusora, FM 91.5, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, com produção e apresentação de Batista Cruz e que nas segundas, abre espaço para o prefeito Samir Ahmad, esta semana trouxe muitas novidades, como a licitação da pavimentação do acesso da Praia do Sol à BR-101 e estendendo até a praia do Gi, a pavimentação asfáltica, da avenida Colombo Salles,desde o Almirante Lamego, a construção de passeio público em todo o anel viário e todo o trecho a partir do Portinho, pavimentação asfáltica e urbanização da avenida Rio Grande do Sul/Maurilio Kfouri, a nossa beira mar,construção da escola bilíngue, já autorizada pelo governo federal, com investimentos de mais de seis milhões (e que poderia receber a visita da primeira dama do País, Michelle Bolsonaro), pavimentação com lajotas, da estrada interna do bairro Estreito, que também está ganhando uma nova escola e conclusão (faltando apenas a sinalização) da pavimentação da LG 050, que ligará a Ponta da Barra a SC-100. Ele também falou sobre a limpeza do rio Parobé.

AINDA OS TERRENOS DE MARINHA
Dos corredores de Brasília, vem a informação de que o governo federal pode vir com uma proposta de emenda constitucional, que considera o IPTU como base de cálculo para a revisão do foro/pagamento de 17%, dos terrenos que estão na faixa de domínio da União. Lembrando que hoje a cobrança é bem mais alta.

SEIVAL REVISITADO
Idealizado pelo professor Antônio Carlos Rodrigues, a réplica do barco Seival, no sábado, 12, foi levada de Camaquã para Arambaré, na Costa Doce gaúcha, justo no ponto em que seu original esteve em 1839, e de onde sairá para a Lagoa dos Patos, onde entrará em navegação, estimada em meses e até anos, percorrendo municípios costeiros, como os gaúchos São Lourenço, Pelotas, Cristal e Rio Grande e aí sim, Laguna, destino das investidas de Garibaldi dois séculos atrás, sem contar que o autor sonha, após alcançar o mar, depois de um período de aperfeiçoamento pelos rios, chegar à Itália.
A embarcação, se chama Seival, 15 metros de comprimento, 12 de altura e 183 anos de batismo, logo uma cópia do barco usado por Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha.
De acordo com o professor Rodrigues, o “lanchão” não envolve tiros de canhão ou embate entre as tropas, tendo como objetivo apenas de conscientizar o público para a educação ambiental, além de divulgar a história, com o visitante vendo (na embarcação), bala de canhão, luneta e âncora, tudo da época, além do mastro e outros instrumentos que já começam a ser instalados.

MOACIR PEREIRA, DEONÍSIO DA SILVA E NELMA BALDIN
O Instituto CulturAnita e a Fundação Lagunense de Cultura, na noite de terça-feira, 15, promoveram no Mercado Público, noite de autógrafos com o Jornalista Moacir Pereira, papa do colunismo político de Santa Catarina, com 59 livros escritos (Anita Garibaldi Revive e Nprberto Ungaretti – espírito iluminado), o escritor brasileiro de referência nacional e internacional Deonísio da Silva, autor de 36 livros (Balada Por Anita Garibaldi & outras histórias catarinautas) e Nelma Baldin (Tão fortes quanto a vontade – História da Imigração Italiana no Brasil). A noite contou também com um mini concerto da União dos Artistas, que ainda em 3 de maio, completará 162 anos. Antes, em companhia do colunista e de Batista Cruz, foram saborear as novidades do Café Matriz.

EÓLICA EM TUBARÃO
Mesmo que se saiba que a força dos ventos está em Laguna, o primeiro aerogerador com tecnologia nacional, implantado pela Engie Brasil Energia, com apoio da Celesc, iniciou operação comercial em 23 de fevereiro último, na vizinha Tubarão, com potência instalada de 4,2 MW, com autorização da ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica, que, sabemos, investiu na iniciativa. A tecnologia própria, foi desenvolvida pela WEG, de Jaraguá do Sul.
Quanto a instalação de usina eólica em Laguna, pelo que se viu, até aqui, teria sido só conversa, conversa…….

Deixe seu comentário