Educação Geral

Ana Gondin Chega aos 87 anos

Escola de Educação Básica “Ana Gondin”,do bairro do Magalhães, mantida pelo Governo do Estado e administrada pela secretaria de Estado de Educação iniciou suas atividades em 19 de abril de 1935, como Grupo Escolar atendendo, na época, 130 alunos de 1ª a 4ª série. A Escola recebeu este nome em homenagem a Ana Amaral Gondin, eminente professora (mas não era professora da escola). A primeira ampliação foi em 1967, com a construção de nove salas de aulas e uma quadra de esportes.
Cinco anos após, em 1º de março de 1972, com o aumento da clientela, foi transformado em Escola Básica já atendendo em média, na época, 700 alunos de 1ª a 8ª série do 1º Grau.
Em 2014, enquanto aguardava a conclusão dp novo prédio, tão sonhado por todos, o educandário passou a funcionar provisoriamente no Salão Paroquial da Matriz de Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Magalhães, ali funcionando até o final de 2018.
Em 2019, finalmente mudou-se para as novas instalações, uma estrutura futurista, de três pisos que contempla 14 salas de aulas, 2 laboratórios (Ciências da Natureza e Informática), biblioteca, sala de convivência do Novo Ensino Médio (NEM), espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Setor pedagógico, banheiros em todos os pavimentos, sala de direção, assessoria, secretaria, ambiente de convivência dos educadores da Unidade escolar, um amplo refeitório, cozinha, auditório, quadra poliesportiva e ginásio coberto.
Hoje a escola oferece a educação básica dos anos iniciais ao Ensino Médio, com a proposta pedagógica inovadora, voltada para a formação integral dos educandos.
Atendendo ao apelo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Em 2019 foi implementado o Novo Ensino Médio, uma nova arquitetura curricular, com foco na formação integral do estudante como protagonista do seu futuro.
O novo modelo vem dinamizando a rotina pedagógica da escola e proporcionando aulas mais prazerosas e atividades exitosas, como Oficina de biscoito com foco na industrialização da produção, confecção da tabela periódica interativa, o Projeto “Nossa Aninha”, evento realizado por ocasião do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi.
Os demais níveis também destacam-se pelo êxito em seus projetos, como o Incentivo a Leitura com ênfase na atividade “ Mala Viajante”.
Atualmente, a diretora Lilian dos Reis Santos Silva e demais funcionários, brindam com brilhantismo os 87 anos desse educandário que atende aproximadamente 685 alunos oriundos da própria comunidade respeitando-se o zoneamento determinado pela secretaria de educação.

Deixe seu comentário