Os brincos de escamas de peixes produzidos pela artesã Zaira Villa, do bairro Magalhães, serão vendidos nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo: Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre (RS). O Ministério da Cultura divulgou nessa semana o resultado final da seleção do projeto Vitrines Culturais. Junto, com dona Zaira, outros 25 trabalhos de Santa Catarina também foram escolhidos. Os brincos podem ser encontrados na Casa das Artes, no Centro Histórico de Laguna. Orgulhosa pelo reconhecimento, Zaira esbanja sorrisos. Modelo de suas peças, ela desfila com sua arte. “Vou fazer 200 peças. Cada uma vai o nome de Laguna”, conta entusiasmada. A artesã se inscreveu no Vitrines Culturais, coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República. Técnicos estiveram em Laguna e apresentaram o projeto, aqui com o apoio da Fundação Lagunense de Cultura.
Paixão em criar
Há 17 anos, Zaira está produzindo arte. Começou com pintura em tela e foi desenvolvendo técnicas e o aprendizado. Ficou apaixonada por peças da natureza como escamas de peixe e conchas. Além dos famosos brincos, no aconchego do lar, sempre com a televisão ligada, também produz broches e imãs de geladeiras. Tudo com a supervisão carinhosa do marido, ela faz em média por mês até 500 peças para vender em Laguna e na capital do estado. Agora, com a possibilidade de ver um de seus brincos enfeitando mulheres de todo o mundo, é só sorrisos. “Do Magalhães para o Mundo”, brinca. Para completar a alegria, segundo ela, o Brasil tem que ganhar a Copa.
Casa das Artes
A Casa das Artes, construída com o apoio do Consórcio Camargo Correa/Aterpa/MMartins/Construbase (responsável pelas obras da ponte Anita Garibaldi) está localizada à rua Voluntário Carpes, na subida para o Hospital de Laguna, ao lado do Paço Municipal, no Centro Histórico.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.