Na quarta-feira (10), foi encaminhado à Câmara de Vereadores o projeto de lei para a retirada do pórtico na entrada da avenida João Marronzinho, entre o Portinho e a Praia do Gi. Após transitar na casa legislativa, a licença ambiental deverá ser providenciada pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente. “A obra não está parada. Estamos aguardando os trâmites necessários”, explica a presidente da Fundação, Aline Triches. De acordo com a secretária de Planejamento Urbano, Grazielle Sitônio, próximo ao pórtico terá um trevo grande, onde será feita a ligação ao futuro acesso norte do município pela comunidade de Barbacena. Com a retirada do pórtico, construído na década de 90, terá continuidade o asfalto até o trevo da avenida Calistrato Muller Salles. A via possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul de Laguna, principalmente à Praia do Mar Grosso. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional e pode ser utilizada como alternativa de acesso ao centro da cidade e BR-101. “Essa obra é um dos nossos compromissos de campanha”, lembra o prefeito Everaldo dos Santos. A obra tem apoio do governo do estado que garantiu recursos superiores a R$13 milhões, oriundos do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Detalhes do projeto
Quando concluída a avenida terá pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,50 metros de largura e acostamento com 1,50 metros, tendo canteiro central medindo dois metros. O lado direito da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,50 metros. Já o esquerdo, terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,50 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro. Ninguem ´pode esquecer que a avenida enfrentava problemas porque a estrada estava com adensamento e a drenagem era insuficiente, não tendo saída de águas adequada. A drenagem proposta foi feita com caixas coletora bocas de lobo para o desague das águas pluviais da pista. Estas caixas irão desaguar em uma galeria, em ambos os lados, que estão projetadas às margens da via. O projeto prevê ainda rampas de acessibilidade e sinalização vertical e horizontal.
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