Marcando o encerramento da primeira etapa de trabalho com as escolas de samba do município, em preparativos para o Carnaval de 2014, a Secretaria de Turismo e Lazer, com o comando de João Carlos Moraes, realizou na terçafeira (10), a entrega do material personalizado aos representantes das escolas Os Democratas, Xavantes, Mocidade Independente, Brinca Quem Pode e Vila Izabel. O book reúne uma breve apresentação a respeito de Laguna, dados da pesquisa da Santur realizada com turistas no início deste ano no município, e de forma especifica, sintetiza informações como o histórico, atividades, tema enredo e organização do desfile que cada escola pretende apresentar na passarela do samba no próximo ano. Os assuntos abordados, com foco comercial, foram a cidade de Gramado (da Democratas), a cerâmica (Xavante), a história da cerveja (Mocidade), o vinho (Brinca Quem Pode) e a energia (Vila Isabel). Para João Carlos, um novo desafio inicia a partir de agora: “Esse é um trabalho novo, sabemos que não vai ser fácil, mas temos que começar e nos dedicar para que as escolas de samba desenvolvam um trabalho de qualidade”. Para os próximos dias, estão previstas novas reuniões, quando será realizado o agendamento com possíveis patrocinadores. Para auxiliar neste primeiro contato, a secretaria disponibilizou um servidor que acompanhará as escolas na prospecção por recursos com empresas privadas. De forma sintetizada, confira um pouco mais os temas do desfile para 2014.
G. C. Esportivo Recreativo e Carnavalesco Escola de Samba Os Democratas
Fundação: 6/1/1958
Endereço: Rua João Rodrigues, 33 – Campo de Fora – Laguna
Presidente: Cláudia Netto Lopes da Silva
Títulos: 21 títulos sendo que em 2013 recebeu o título de tetra campeã
Previsão de componentes na avenida: 400 pessoas
Por que Gramado?
A Escola de Samba Os Democratas de Laguna escolheu o tema Gramado seus encantos e sabores por ser uma cidade que traduz cultura, glamour, graciosidade e encantos com suas belezas naturais. Tem um povo acolhedor e administradores de respeito que zelam pelo seu maior atrativo: O Turismo. Será um prazer traduzir na Avenida do samba o brilho dessa linda cidade. Venha conhecer, desfrutar, e saborear dessa riqueza de cidade: Turismo, Lazer, Encantos e sabores.
Gramado: Seus encantos e sabores
A Escola de Samba Os Democratas no Carnaval de 2014, irá viajar pelos encantos e sabores de Gramado-RS, onde através de imaginação e olhares mágicos iremos contar um pouquinho sobre esta cidade tão acolhedora e gostosa de visitar; Serão apresentados os seguintes atrativos da cidade: Arquitetura, Festival das flores, Vale do Quilombo, GreenLand, Festival de cinema, Rótula das bandeiras, Golfe, Lago Negro, Mini Mundo, Rua Coberta, Chocofest, Museu do Perfume e Natal Luz. “Vida, samba, brilho, requinte, fantasias, máquinas, sorrisos, luzes. Gramado será agraciada e abrilhantada com a Escola de Samba Os Democratas, que traduzirá seus encantos e sabores na Avenida do Samba”.
Clube Carnavalesco Escola de Samba Xavante
Fundação: 22/2/1946
Endereço: Rua Prefeito Guimarães Cabral, 246 – Magalhães – Laguna
Presidente: Henio Marcelino Cardoso
Títulos: 31
Previsão de componentes na avenida: 400 pessoas
Kéramos (terra queimada) a necessidade da evolução humana
Conceito do tema: O interessante da história, está no fato de que o presente e o futuro estarão sempre entrelaçados com o passado de cada povo e de cada sociedade. Pesquisando em várias fontes, vimos que a argila é fruto da natureza e o homem a usa em seu favor desde o período neolítico. Moramos em um Estado rico em cerâmica e em nossas andanças observamos a importância deste ramo para a sociedade catarinense. Nosso interesse em contar esta história, que não para de evoluir, é pelo fato de que a sociedade dependeu e depende da cerâmica para sua constante evolução, seja na construção civil, indústrias automobilísticas, eletroeletrônicas, espacial, biomédica e na arte.
Por que cerâmica?
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. As peças de cerâmica mais antiga conhecidas por arqueólogos foram encontradas na Tchecoslováquia, datando de 24.500 a.C..No Japão, as peças de cerâmicas mais antigas conhecidas por arqueólogos foram encontradas na área ocupada pela cultura Jomon há cerca de oito mil anos (ou mais). A habilidade na manufatura de peças de cerâmica deixou o Japão e se espalhou pela Europa e pela Ásia. No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó. A cerâmica marajoara aponta a avançada cultura indígena que floresceu na ilha. Estudos arqueológicos, contudo, indicam a presença de uma cerâmica mais simples, que indica ter sido criada na região amazônica por volta de cinco mil anos atrás. A produção industrial em nosso país é concentrada em algumas regiões. A região de Santa Catarina, que tem reconhecimento como pólo internacional, concentra as maiores empresas brasileiras.
Escola de Samba Mocidade Independente
Fundação: 18/7/1980
Endereço: Rua Anita Garibaldi, 537 – Progresso, Laguna
Presidente: João de Sousa Júnior
Títulos: 01
Previsão de componentes na avenida: 400 pessoas
Cerveja um presente dos deuses. A Mocidade pede a saideira e vai embora de táxi.
A Escola de Samba Mocidade Independente apresentará os primeiros povos a fabricar a cerveja. Serão apresentadas diversas alas enfocando muitos aspectos históricos, usos e costumes desta interessante bebida. A “cerveja” nos dias atuais é considerada a bebida preferida em vários países e no Brasil se tornou mania nacional. A Mocidade Independente quer contagiar a avenida com a história da cerveja (o pão líquido, presente dos Deuses) que está diretamente ligada ao cultivo de cereais e a fixação do homem à terra, isto é, desde os primeiros agrupamentos sumérios e babilônicos, passando por todas as civilizações até chegar ao país, com uma mensagem de consciência ao mundo: – “Se beber não dirija”, reafirmando a convicção de que temos o dever de fazer bem a nossa parte, pois o mundo estará bem se usufruirmos das boas coisas que ele nos dá sem prejudicar as pessoas e a evolução natural, preservando e festejando a vida. Por isso recomendamos: “Peça a saideira e vá embora de táxi”!!!
A.C.R.E.S Brinca Quem Pode
Fundação: 17/2/1947
Rua: Santa Rita de Cássia, s/nº
Presidente: Selma A. de Souza
Títulos: 7
Previsão de componentes na avenida: 400 componentes
Vinho, néctar dos deuses, o mais antigo. Um brinde à vida!
O vinho, tema escolhido pela escola de samba, é uma homenagem ao sul do país, considerado o maior produtor do produto no Brasil. Na Mitologia romana, Baco era o deus do vinho, das festas, do lazer, do prazer e da folia que ao tornar-se adulto, teria descoberto a forma de extrair o suco da uva e produzir o vinho. É provável que o Egito recebia suas videiras, pelo rio Nilo, de Canaã ou da Assíria ou, ainda da região montanhosa da Núbia ou da costa norte da África. Os romanos com seu poderoso exército, trataram de disseminar a bebida pelo restante da Europa. E daí através das expedições colonizadoras e da ação dos monges e jesuítas, as vinhas se espalharam por todo o mundo. No Brasil, as primeiras videiras vieram da ilha da Madeira em 1531. Com as primeiras missões jesuítas no sul do país, começou o cultivo das uvas viníferas no Rio Grande do Sul. Atualmente, Santa Catarina figura como um dos maiores produtores de vinhos do país e ano a ano tem se destacado pela qualidade do produto em conseqüência de inúmeros investimentos do setor. A região carbonífera de Santa Catarina é responsável pela produção do exótico varietal Goethe, único no Brasil, o que confere mais um diferencial da qualidade. Novos projetos e iniciativas têm surgido em algumas regiões do estado, sendo que as cidades de Urussanga, Campos Novos, São Joaquim e Caçador somam 300 novos hectares de uvas européias plantadas. “Vamos todos sambar e bebericar, chamando o povão para a avenida para participar desta grande homenagem ao vinho nosso de cada dia, mas, antes, pedimos licença e benção ao grande deus do vinho, Baco!”
Soc. Rec. Cult. de Samba Vila Isabel
Fundação: 13/5/1958
Endereço: Osvaldo Aranha, S/N- Centro, Laguna
Presidente: José Carlos Sabino
Títulos: Perde-se na memória o número de títulos conquistados pela escola. Em 1970, conseguiu sua consagração internacional ao ser campeã em Buenos Aires, na Argentina, tendo concorrido com outras agremiações carnavalescas do próprio país e outros países, como Chile, Uruguai e Paraguai.
Previsão de componentes na avenida: 400 pessoas
Por que ENERGIA?
Com intuito de modificar e melhorar os padrões de vida da coletividade, os homens utilizam a energia para viver mais e melhor, fazendo com que os cidadãos alcancem o bem estar social. Para que o país se desenvolva economicamente é importante que esteja abastecido perfeitamente com energia elétrica.
A ENERGIA move o mundo…
Nesta festa que é a maior manifestação cultural afro brasileira, trazida pelos ancestrais do continente africano, onde as divindades religiosas tem ligações que influenciam na natureza, como ventos, tempestades e outras manifestações como terra, vento, água e raios e fogo, que é a primeira energia. O carvão tornou-se a matéria-prima utilizada nas máquinas a vapor, que, por conseguinte, foi substituído pelo petróleo, que é a principal fonte de energia do mundo contemporâneo. O advento da energia elétrica para fins comerciais: Em meados do século XIX, foi extremamente importante para o processo de desenvolvimento das mais diversas atividades humanas, as quais,acompanhadas da produção de novas tecnologias, favoreceram o progresso econômico e social. Neste ínterim, a humanidade experimentou mudanças convincentes com vistas ao atendimento de sua demanda cada vez mais crescente.