Festas e Eventos

Clima Olímpico: O roteiro da tocha em Laguna

Roteiro Tocha

Principal símbolo do maior evento esportivo do mundo, a tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016, passará por Laguna depois de amanha (10), a partir das 9h30, em frente a Udesc. Serão nove condutores que farão o revezamento da tocha, previsto para encerrar-se às 10h30 na Praça República Juliana, onde será lançada a Semana Cultural, com apresentação da sua rainha e princesas, fanfarra da Fundação Bradesco, feira livre, atores locais interpretando os personagens históricos Anita e Giuseppe Garibaldi e show musical com a banda PH-7. O símbolo olímpico deve permanecer na terra de Anita Garibaldi por quase 60 minutos.
Carlos Roberto Schmit, da organização local do evento, solicita que a partir da meia-noite de amanhã (9), os motoristas não estacionem os veículos nas ruas pelas quais passará a tocha, já que não poderá haver carros nas vias até que o símbolo olímpico atravesse os locais.
Será mais de 1,2 km pelas principais ruas do centro histórico, se despedindo da cidade ao lado do Museu Anita Garibaldi.

Sobre o Revezamento da Tocha Olímpica

O Revezamento da Tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer mais de 300 cidades, em todos os estados. Cerca de 12 mil pessoas irão participar, até a chegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em Laguna, cerca de 50 veículos estarão envolvidos na operação. A distância a ser percorrida é de 1,8 km. Espetáculos ao ar livre, shows e a edição da Feira Livre serão realizados na Praça República Juliana.

Os condutores na terra de Anita

Com pouca ou quase nenhuma informação à respeito, ainda assim o JL foi em busca dos nomes e históricos dos condutores, exibindo na edição de hoje, (na página ao lado), as fotos e um pouco da história de Ricardo Del Pino (Florianópolis), Roberto Claudio Leitão (Rio de Janeiro), Eduardo Daniel (Tubarão), Lucas Camargo de Mattos (Porto Alegre), além de Jorge Edu Alves, João Paulino e Marco Aurélio de Souza, o Bocão, todos de Laguna. Faltando a indicação de dois nomes (que deve acontecer na tarde de hoje), sabe-se que um deles será Tainá Fogaça Almeida.

Ricardo Del Pino

Ricardo Del Pino

Imar Ricardo de Oliveira Del Pino é engenheiro formado na FURB, em Blumenau, Ricardo é Gerente de Operações na Embratel e reside em Florianópolis. Foi indicado por uma das marcas patrocinadoras das Olimpíadas, a Nissan.

Roberto Cláudio Leitão

Roberto Cláudio Leitão

Indicado pelo Banco Bradesco, o avô de Gabriela Leitão Zanelli foi selecionado por intermédio de uma redação escrita pela neta. Em um dos trechos do artigo, ela destaca: “A diferença que ele fez pelo esporte brasileiro e na vida de quem conhece o torna o candidato ideal. Aos 78 anos ainda se dedica à luta que ajudou a trazer para o país”. Nos anos 80, a luta olímpica era destaque no mundo e desconhecida no Brasil. Roberto fundo a 1ª federação do país e levou atletas às Olimpíadas. A partir daí o esporte, antes inexistente, cresceu e hoje conquista medalhas e traz oportunidades para muitos brasileiros. Mesmo depois de uma cirurgia no coração, ele voltou ao tatame e continua ensinando, afinal conhecimento é o único bem que ninguém pode nos tirar e cresce quando passamos adiante. Gabriela encerra seu texto com a seguinte frase: “Meu avô é a prova de que a luta está dentro de cada um: se acreditarmos na vitória, não há quem a tire de nós”.

 

Jorge Edu

Jorge Edu Alves

Jorge Edu Alves da Silva, 52 anos, vai representar os Correios no revezamento. Ele recebeu a indicação como um presente pelos 29 anos de serviços prestados na Empresa. “Fiquei surpreso e honrado por ter sido selecionado. Vai ser mais um momento histórico para Laguna, local de tantos acontecimentos importantes para o Sul do País e de figuras como Anita Garibaldi”, diz o atendente. Jorge está na torcida por medalhas para o Brasil no ciclismo, esporte que pratica há cinco anos. A indicação dos empregados dos Correios para carregar a Tocha considerou critérios de meritocracia, com base em resultados em campanhas, indicadores estratégicos e premiações em ações. De 10 a 13 de julho, os Correios em Santa Catarina acompanharão empregados conduzindo o Fogo Olímpico pelas cidades de Tubarão, Laguna, Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Massaranduba, Jaraguá do Sul e Joinville.

 

João Paulino da Silva

João Paulino da Silva

Pai do eterno ídolo lagunense, o saudoso piloto João Marronzinho Jr., João Paulino foi o principal incentivador para que o filho seguisse carreira no motrocross. No aniversário de 5 anos de Junior, lhe deu de presente uma minimoto 50cc e aos 8 anos, viu o menino, principiante, vencer o primeiro campeonato que participou. Marronzinho passou pelas principais equipes do país durante a carreira, Honda, Pro Tork e Suzuki. Piloto da categoria MX1, conquistou o título de campeão da Superliga Brasil de Motocross MX1, no ano de 2010. Faleceu aos 29 anos, no dia 26 de junho de 2012, deixando esposa e filho. A indicação do pai do piloto, foi feita como uma forma de homenagear criador e criatura, que de forma tão positiva levou o nome de nossa cidade para o mundo.

 

Marco Aurélio de Souza

Marco Aurélio de Souza

Marco Bocão é um atleta amador, que realiza expedições ao redor do mundo, sempre fazendo questão de carregar o nome da cidade de Laguna, de Santa Catarina, e do Brasil por onde quer que passe. Em sua vida de aventuras, já realizou a travessia da Cordilheira dos Andes, caminhando, e fez as travessias do deserto do Atacama e do deserto do Arizona. Além disso, realizou uma viagem de bicicleta do Brasil até os Estados Unidos e também a escalada do vulcão Villa Rica, no Chile. Para Bocão, vida ativa é sinônimo de saúde e bem estar. E conduzir a tocha olímpica seria a realização de um sonho e a oportunidade de vivenciar mais uma experiência que sem sombra de dúvidas também entrará para o seu livrinho de aventuras e histórias para contar.

 

Eduardo Daniel

Eduardo Daniel

O jornalista Eduardo Daniel chegou a pesar 100 kg e após uma radical transformação em seu estilo de vida, viu sua saúde mudar para melhor adotando hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos. Hoje, a bordo de sua bicicleta, pesando 60kg, através de suas redes sociais e de sua página “Vá de Magrela”, incentiva outras pessoas que estão buscando por qualidade de vida. Eduardo candidatou-se e foi um dos 12 mil condutores selecionados para conduzir a Tocha Olímpica, sonho que realizará no domingo (10), na terra de Anita.

 

Lucas Camargo de Mattos

Morador de Porto Alegre, Lucas foi um dos vencedores da promoção #IssoéOuro, da Coca Cola. Participou da gincana municipal, fez amigos e viveu muitos momentos ouro. Declarou o seu amor à camisa e até esteve disposto a – por que não? – empurrar um Fusca ensaboado no meio de milhares de pessoas, alem de incorporar o John Travolta num show de dança para lá de animado.

 

Deixe seu comentário