A comunidade escolar do bairro Progresso e adjacências é unanime quando o assunto é a boa fase que a Escola de Educação Básica Comendador Rocha vivencia. A satisfação por parte dos alunos, pais e colaboradores é notória. A organização e limpeza de todo ambiente podem ser vistas em uma breve caminhada pelos corredores, salas de aula e demais setores do educandário. Tendo à frente de sua gestão, Norberto Pedro de Amorim e assessoria de Joel dos Reis, a escola luta agora pela conquista de uma quadra coberta, que muito auxiliará no desenvolvimento de atividades esportivas com os alunos: “Estamos empenhados neste projeto. A cobertura de nossa quadra representará não apenas um novo espaço, mas também mais conforto. Atualmente, nos dias de sol e de calor intenso, os alunos praticam a Educação Física expostos e nos dias de chuva, ficam à merce de poucas atividades.Estamos pleiteando junto ao governo do estado e esperamos ser atendidos”, afirma Amorim.
História
Conforme relatos de pessoas da comunidade,foi por volta de 1909, em uma pequena sala, onde as crianças do bairro, então chamado “Roseta”, atualmente Progresso, aprendiam a ler e escrever, através dos ensinamentos passados pela professora Ondina Pinho. Anos depois, a iniciativa ganhou maior dimensão, passando a ser Escola Isolada, localizada no bairro Campo de Fora, com instalações próprias. Somente em 1926, na gestão do então Prefeito João Guimarães Cabral, foi construído outro prédio doado pelo ilustre Comendador José Ignácio da Rocha, onde funcionou como Escola Reunida Comendador Rocha, cujo prédio ainda existe no bairro Campo de Fora. O Estabelecimento escolar foi criado pelo Decreto nº 241 de 14/05/1954. Em janeiro de 1956, na Gestão do Governador Irineu Bornhausen, foi transformado em Grupo Escolar “Comendador Rocha”. Em 1974, conforme Decreto nº 148/SEE passou a funcionar como Escola Básica “Comendador Rocha”, na gestão do Governador Colombo Machado Salles, sendo que a partir de 1956 conforme Parecer nº 259/75 de 17/07/1975 foi criado e autorizado o funcionamento da 5ª série do 1º Grau. A partir da Portaria 0017/2000/SED, teve sua nomenclatura alterada para Escola de Educação Básica Comendador Rocha. Em 2004, mais precisamente no dia 8 de maio, foi realizada a inauguração do novo prédio escolar, na gestão do saudoso Governador Luiz Henrique da Silveira.
Objetivos da escola
A Escola de Educação Básica Comendador Rocha objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, além da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar. A proposta da unidade escolar é proporcionar ao educando uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento de habilidades e competências, visando à intervenção ética positiva na sociedade, com argumentações conscientes (URBAN, 2008) preparando-o para o exercício e o cumprimento dos deveres, ou seja, o exercício da sua cidadania.
Perfil da clientela
Atualmente a escola abriga 975 alunos, distribuídos em 38 turmas, sendo 22 do 1º ao 5º ano e 16 do 6º ano a 9º ano, oriundos dos bairros Progresso, Esperança, Mar Grosso, Portinho, Mato Alto e das comunidades de Barranceira, Estreito, Nova Fazenda, Barbacena, Bentos, Figueira, Cabeçuda e Ponta das Laranjeiras. Sendo que os alunos dessas regiões são atendidos pelo Programa do Transporte Escolar, recebendo o passe através do convênio com o Governo do Estado. Salienta-se, que nos últimos anos vem crescendo a procura dos alunos de outras comunidades, principalmente daquelas em que só é oferecido o ensino fundamental, nas séries iniciais.
Participação em Projetos e Resultados
Nos últimos anos, a escola vem desenvolvendo uma parceria com o Conselho Tutelar através do “PROGRAMA APOIA”, que diminuiu sensivelmente o índice de baixa freqüência e intensificou a participação dos pais no acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. Em relação ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a escola vem gradativamente, aumentando seu desempenho, principalmente nos anos iniciais, superando a meta proposta. Para melhorar o desempenho, são realizadas várias ações pedagógicas, interferindo no planejamento curricular, propondo novas metodologias de ensino e utilizando as provas anteriores, como simulados para as situações de aprendizado.
Mensão Honrosa
Em dezembro de 2014, o Conselho Estadual de Educação, durante sessão solene, realizada em Florianópolis, homenageou a Escola de Educação Básica Comendador Rocha com menção honrosa pelos relevantes serviços prestados à educação catarinense.
Galeria de Diretores
Geny Rollin, Marcília Soccas Ribeiro, Ana da Silva Puerta, Lourival Mattos Rodrigues, Evaristo Nascimento, Azair Corrêa de Carvalho, Norberto Pedro de Amorim, Zilá Maria Ramos Moreira, Juceli Corina da Silva Pelegrin, Terezinha Maria Pedro Willemann, Mauri Wisintainer, Sonia Bernadeth Antonio Collantes, Giovana Rocha de Oliveira Silva, Joel dos Reis, Arlete Rebelo, Ivania Pascoal Camilo, Adir Damázio Chede, Marilda Alexandre Rebelo, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, Dulce Beatriz da Silva Rosa, Daisi da Silva Santos e Norberto Pedro de Amorim (gestão atual).