Contraponto

Contraponto 15/11

Na quarta-feira (13), fomos à Câmara de Vereadores acompanhar a votação dos projetos de lei  que envolvem o novo plano diretor da cidade. Chegando lá ouvimos um debate sobre normas para a praia da Galheta, com  vereadores  fazendo uma defesa veemente dos pescadores da localidade, que pensamos estarem presentes, com adesivos de que “a praia da Galheta é nossa”. E até ficamos preocupados como aquele grupo voltaria para lá, à noite. Aprovada a emenda que queriam, deixaram o Legislativo e nós  também saímos, até para oferecer uma carona para levá-los de volta, o que não foi preciso, visto que estavam todos muito bem “motorizados” , com caminhonetes tipo Pajero e Land Rover e outros modelos. Certamente são pescadores de fim de semana. Então tá!

 

 

Inaceitável que a Ação Social da Paróquia Santo Antônio, na pessoa de seu presidente, Mauricio de Paula Carneiro, tenha negado apoio à reunião do Conselho Estadual de Educação, realizada aqui na última terça-feira (12), disponibilizando apenas uma sala que, convenhamos, acanhada para evento de tamanha importância.O encontro, além de conselheiros, contou com representantes de 65 municípios catarinenses.
***
Eleições no PT lagunense, realizadas domingo (10), com 147 votos garantiram a presidência do diretório local para Claudionor Pereira. Ainda teve quatro votos nulos e nove em branco, totalizando 153 votantes. Para a presidência estadual, Paulo Eccel venceu com 103 votos, com Claudio Vignatti ficando em segundo com 54, além de 18 votos em branco e seis nulos. À nível estadual, todos já sabem, foi eleito Vignatti.
***
Obras de implantação de rede pluvial, pela empresa Setep, na avenida Calistrato Muller Salles, de acordo com o secretário de Planejamento, Daniel Roberge, seguem o cronograma, com previsão de que todo o trabalho, inclusive o recapeamento asfáltico, esteja concluído até o dia 15. Mas sabe-se de que há um esforço do prefeito Everaldo dos Santos, para que tudo esteja pronto no dia 5, coincidindo com a abertura do Moto Laguna. Outra novidade na área do Planejamento, é que todo o esgoto pluvial (misturado criminosamente com o cloacal) que é levado para a praia do Mar Grosso, até o dia 15 terá outro destino, logo garantindo a devida e necessária balneabilidade.
***
O jornalista, apresentador, comentarista e palestrante Luiz Carlos Prates, lançou no início da semana, na capital, o livro “ Prates, a verdade e elas.”
***
Um pouco de história: Os vizinhos de Tubarão estão vibrando com a posse do governador em Exercício, Joares Ponticelli que mesmo tendo nascido em Pouso Redondo, fez e faz a sua carreira política na cidade azul que já teve como chefes do executivo Altamiro Lobo Guimarães, Heriberto Hulse e José Augusto Hulse. Só pra jogar um “veneno”: Laguna já colocou seis governadores como segue: Raulino Julio Adolpho Horn, João de Guimarães Pinho, João da Silva Medeiros Filho, Colombo Machado Salles, Antonio Fernando do Amaral e Silva e Eduardo Pinho Moreira. Do sul, Criciúma colocou Rui Correa Hulse, Imarui Epitacio Bittencourt e Paulo Lopes, Otavio Gilson dos Santos. Florianópolis emplacou mais de 20, seguido por Lages com oito. Quer saber mais? Faça seu pedido ao JL por e-mail.
***
O governador em exercício, Joares Ponticelli, que assumiu o cargo na última sexta-feira, no meio de semana empreendeu viagem ao Sul, passando por Tubarão, onde firmou convênios na ordem de R$ 675 mil (para construção de academias, pavimentação de pátio do Batalhão dos Bombeiros, entre outros) e autorizou a estadualização da rodovia Ivane Fretta Moreira, antigo contorno viário norte, com 4,3 quilômetros. Em Imbituba ele firmou convênio com a prefeitura, na ordem de R$ 200 mil para construção de uma creche. Ontem pela manhã, em seu gabinete na capital, Ponticelli sancionou a lei de implantação do sistema biométrico de identificação de recém-nascidos em SC, que consiste em um banco de dados civil, centralizado em órgão estadual competente, vinculando as impressões digitais das mãos e dos pés dos recém –nascidos às de suas mães.
***
Há quase 30 anos, com as chuvas de 1984, ia abaixo o edifício que abrigou os Cines Arajé e Glória e Rádio Difusora, ali no Jardim. Mas quem precisa de paredes para ter cinema? Pois o projeto Cidade Reencontrada, de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Udesc vai provar que não precisa, reunindo algumas cadeiras, um projetor e até um pipoqueiro, sem esquecer do filme (A vida em preto e branco). Será na próxima terça-feira (19), às 20h30, com música ao livre com Ceres Cultural e With Art Collective e às 21h o filme mesmo. O local escolhido foi o Restaurante Chedão, mesmo lugar onde funcionaram os dois cinemas e a rádio. Que toda a comunidade lagunense se sinta convidada. Entrada gratuita.

 

Deixe seu comentário