Contraponto

Contraponto 24/5

Os que têm por hábito detonar a cidade, os números do Caged- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do ministério do Trabalho, divulgados no meio de semana, devem deixa-los tristes. É que Laguna em abril ficou em primeiro lugar na Amurel e em 13º em Santa Catarina, na criação de  novas vagas de emprego, com 302.Na região, Tubarão ficou em 30º lugar e Imbituba teve saldo negativo com 31 demissões.

 

 

Para tratar de assuntos administrativos, além de acompanhar o desenvolvimento das obras da nova sede do Campus, entre outras ações, veio à cidade na última quarta-feira (22), o vice-reitor da Udesc- Universidade do Estado de Santa Catarina, Marcus Tomasi, que se fez acompanhar dos pró-reitores de Planejamento, Gerson Lagemann, de Extensão, Mayko Nunes, de Pesquisas, Alexandre Reis e Administrativo, Vinicius Perucci. Na ocasião agradecerem ao prefeito Everaldo dos Santos, a cessão de uma área no Laguna Internacional para construção de laboratórios e ainda entregaram ao alcaide, exemplares de placas projetadas por alunos e professores e que serão colocadas na área do Mar Grosso. O novo prédio – O novo prédio da Udesc Laguna começou a ser construído ano passado e estará finalizado neste primeiro semestre. Com sete mil metros quadrados, terá 21 salas de aula, biblioteca e um auditório com capacidade para 25 pessoas. O investimento total é de R$ 6,2 milhões. A futura sede também abrigará os cursos de pós-graduação, que serão implantados a partir de 2016, enquanto na atual, localizada ao lado, ficarão os laboratórios da graduação e a adminsitração. Outra obra a cargo da Udesc, já concluída, foi a revitalização da praça do Ginásio de Esportes Bertholdo Werner, com valor de R$ 466.454,38, com a parte frontal do local tendo uma área para eventos e arborização.
»x«
O ex-deputado petista Cláudio Vignatti é contra as SDRs, segundo ele pelo custo que representam para o Estado. No caso de Laguna ele precisa saber que a quase totalidade dos funcionários são concursados, logo não representando acréscimo algum a folha. Mais: está em instalações próprias,visto que desde o último dia sete ficou sob sua responsabilidade o Centro Hidemburgo Moreira, logo não tendo despesas com aluguel. Mas Vignatti esquece que é “poder” (federal). Ele deveria estar malhando os 39 ministérios de Brasília, com hum milhão de funcionários e sugando 59 bilhões. Na verdade são 24 ministérios, 10 secretarias especiais e cinco outras organizações, todas com status de ministérios, ligadas a presidência da República. Mas sobre as regionais ele deveria perguntar a opinião do hoje senador Luiz Henrique, que foi quem criou e bem as secretarias.
»x«
O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, teve destacada pelo secretário de Infraestrutura Valdir Cobalchini, a sua história política à frente do PMDB. “Durante a campanha para prefeito, ele esteve em praticamente todos os municípios do Estado, mostrando seu apoio aos candidatos do partido”.É a campanha pela comando do diretório estadual. Moreira ainda esta semana recebeu o apoio do prefeito Edson Piriquito, de Balneário Camboriú.
»x«
Acompanhado de secretários e assessores, o prefeito Everaldo dos Santos, na sexta-feira (17), entregou as novas instalações para o SAMU, agora na rua Anita Garibaldi, nas proximidades da Estação Rodoviária Municipal, dispondo de cozinha, sala, dois quartos, banheiros e garagem coberta. Hoje composta por oito integrantes, a equipe do SAMU em Laguna conta com mais quatro técnicos em enfermagem e quatro condutores de ambulância, atendendo em torno de 140 ocorrências mensais.
»x«
A estrada municipal entre as praias do Gi e do Sol, passando pelo Morro do Gi e Pedra do Frade, está recebendo atenção do secretário Orlando Rodrigues, de Obras, com levantamento do seu nível, com um novo ensaibramento.
»x«
O deputado sulino Altair Guidi, de Criciúma, onde aliás foi prefeito e fez muitas obras, garante que, aos 76 anos, este é o seu último mandato, o 4º e que, encerrado, irá para casa. Nas eleições do próximo ano ele apoiará o seu filho, Ricardo.

Deixe seu comentário