Festas e Eventos

Dia da Imprensa

Ato hoje em Laguna assinala 185 anos da Imprensa Catarinense

Fundador do primeiro jornal a rodar na então província de Santa Catarina, o lagunense Jerônimo Coelho (1806-1860) recebe destaque da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista dentro da programação dos 185 anos do surgimento da imprensa no Estado e 84 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista. As homenagens ao fundador do jornal O Catharinense e Patrono da Imprensa Catarinense ocorrem hoje (29), em Laguna.
O Catharinense foi criado em 1831, na capital Desterro (hoje Florianópolis), quando Jerônimo Coelho tinha apenas 25 anos. Hoje, restam alguns poucos exemplares do jornal, que estão na Fundação Biblioteca Nacional (no RJ) e na Biblioteca Pública de SC. Já a prensa usada para imprimi-los está no Museu Anita Garibaldi, em seu torrão natal.
Além de jornalista, Jerônimo Coelho se destacou como militar e político. Antes de retornar a SC, foi presidente das províncias de Grão-Pará e Rio Grande do Sul. Exerceu, ao mesmo tempo, os cargos de ministro da Marinha e da Guerra de D. Pedro II.
Em Santa Catarina, além de idealizar O Catharinense, criou um segundo jornal (O Expositor) e fundou a primeira loja maçônica do Estado. Por isso mesmo, além de ser um nome histórico da imprensa, é também patrono da maçonaria catarinense.
— Foi o mais importante catarinense no Império. Um homem que se destacou em diversas áreas e tinha uma noção de progresso admirável — destaca Ademir Arnon, presidente da ACI.
Ontem (28) em Florianópolis também foi prestada homenagem ao inteligente lagunense. A comemoração do Dia da Imprensa Catarinense (instituído pela Lei Estadual N° 12.946, de 28 de abril de 2004) foi na Praça XV, junto ao busto de Jerônimo Coelho. O ato contou com a palestra do Diretor Regional Oeste da ACI, jornalista Marcos Bedin, e foi organizado pela ACI – Casa do Jornalista, Maçonaria de SC, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, Instituto Histórico e Geográfico de SC (IHGSC) e pela Academia Catarinense de Letras.
em Laguna, sob a coordenação do Diretor Regional da ACI de Laguna, Márcio Carneiro, hoje (29) às 10h, na praça que leva o nome do ilustre lagunense, contando com o brilhantismo da Sociedade Musica União dos Artistas, tradicional entidade da terra Juliana, com 156 anos, haverá manifestações do prefeito Everaldo dos Santos, Claudio Machado representando as lojas Maçonicas da cidade e do presidente Ademir Arnon, da ACI. Já às 11h15 acontecerá, no Laguna Tourist Hotel, palestra com o Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, seguida de apresentação do tenor João Rodrigues Junior, degustação da cerveja artesanal Laguna Craft Beer e almoço, fechando com sorteio de brindes.

Deixe seu comentário