Geral

DIA DE FINADOS: COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Como trabalho de prevenção, todos os anos, o Programa de Combate à Dengue, no município, reforça a fiscalização e as orientações neste período de Finados, especialmente próximo ao feriado dia 2 de novembro, lembrando que o aumento de risco de ter água parada, aliado ao calor, favorece o desenvolvimento do mosquito em ambientes urbanos, com as medidas de controle do Aedes Aegypti sendo mais do que necessárias e claro, intensificadas para evitar locais propícios para a reprodução do mosquito, com atenção especial para os cemitérios, disse Matiê Rossini, coordenadora do programa em nosso município.
A orientação, insiste Rossini, é para que as ações de mobilização e conscientização devem ser intensificadas principalmente nos cemitérios e floriculturas, que devem dispor de cobertura total a fim de impedir o acúmulo de água nos recipientes como vasos e floreiras e que devem ser evitados.
Os vasos, destaca a coordenadora, devem estar devidamente perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda. A saber igualmente que não é permitido o uso de invólucro de plástico ou pratinhos nos próprios vasos.
Medidas de prevenção para o Dia de Finados
Os vasos, floreiras e outros recipientes de qualquer natureza devem possuir orifícios de drenagem para evitar acúmulo de água.
Não colocar flores em vasos com água ou pedra, optando por versões plantadas e sem pratinhos.
Se utilizar vaso com terra ou areia este deverá estar preenchido até a borda, em especial os fixos.
Retirar as embalagens plásticas que acompanham os vasos ou buquê de flores, os quais favorecem o acúmulo de água.
Eliminar pratos e cachepôs que propiciam o acúmulo de água.
Remover os suportes que represam água nas capelas para queima de velas.
Não deixar recipientes vazios e sacos sobre os túmulos.

Deixe seu comentário