Geral

Dia Mundial do Rock – O eterno Ave de Rapina

Rock’n’roll made in Laguna

A terra de Anita também tem sua representação no rock.
Na semana dedicada ao gênero, celebrada na última quarta-feira, 13, o JL retrata a trajetória da banda lagunense Ave de Rapina, que há 38 anos é uma das referências no assunto em nossa cidade.
Historicamente, o dia do rock foi criado em alusão à apresentação do Live Aid, em 1985. O megaevento mundial, realizado no Wembley Stadium, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia (EUA), teve o objetivo de chamar a atenção para o problema da fome na Etiópia. Artistas do naipe de B. B. King, Madonna, Paul McCartney, U2 e, é claro, Queen, subiram ao palco.
Com quase 40 anos de formação, o grupo não se reúne com periodicidade, mas continua embalado com a mesma sinergia que um dia os uniu: “Nunca terminamos definitivamente a banda. Reduzimos os nossos ensaios e apresentações porque amadurecemos e temos outras profissões, mas nunca deixamos acabar este nosso sonho”, destaca o vocalista João Rodrigues Júnior.
João ainda destaca, que quando o Ave começou, não havia essa disseminação através da Internet e das redes sociais, o que dificultava a divulgação: “Se o Ave fosse lançado hoje teria uma nova identidade. Hoje é muito mais fácil atingir um número maior de pessoas, conseguir mais destaque, fazer mais contatos, enfim, teríamos uma nova trajetória profissional”.
Na década de 90 a banda chegou a tocar com grandes grupos do rock nacional, como Kid Abelha, Expresso Rural, Engenheiros do Havaii e outras de igual repercussão.
Mais recentemente, o grupo, atualmente composto por João Rodrigues Júnior, Samir Dias Abrahão, Jair Foss, Fernando Faria, Eduardo Antônio Paes e Jeckson Foss, fez apresentações em eventos como Rock Laguna 30 anos e Batuca Laguna.
Para Jair Foss, a possibilidade de promover um show que marque os 40 anos do Ave não está descartado: “Mantemos contato quase diariamente através do nosso grupo no WhatsApp. Acredito que exista sim a chance de uma apresentação especial, afinal, como o público sabe e afirma, a energia que o Ave proporciona no palco é extasiante”.

Discografia

Própria Luz (Lançado em 1988)
Sons, Baladas e Blues – João Rodrigues Jr.
Sem Frescura – João Rodrigues Jr.
Andrógena – João Rodrigues Jr., Rogério Perito, Samir Abrahão
Negra Rosa – João Rodrigues Jr.
Garras – João Rodrigues Jr.
Própria Luz – João Rodrigues Jr.
Girassóis da Rússia – João Rodrigues Jr.
Tênue Procura – João Rodrigues Jr.
Suicida – João Rodrigues Jr.

 

 

Verdade Oculta (Lançado em 1990)
Verdade Oculta – João Rodrigues Jr.
Honey – João Rodrigues Jr.
Um Lindo Blue – João Rodrigues Jr.
Presa – Gero, Jair, João Rodrigues Jr., Samir
Crer – João Rodrigues Jr.
Escuro – Gero, Samir
Traição – Gero
Janela Pro Infinito – Jair Foss, João Rodrigues Jr.
Miragem – João Rodrigues Jr.

Deixe seu comentário