Saúde

“Doenças oftalmológicas mais comuns”: Conjuntivite

A causa mais comum de inflamação da conjuntiva é a penetração de um corpo estranho ou de poeira excessiva. A irritação resultante provoca aumento de secreção e afluxo de sangue (que traz células de defesa para combater a invasão de microorganismos). Além de corpos estranhos, certos microorganismos (bactérias e vírus) poderão produzir efeitos semelhantes. Outros fatores como defeitos na visão, deficiências de iluminação, esforço prolongado e excessivo da visão e alergias, são fatores comuns de inflamação da conjuntiva.
TERÇOL (HORDÉOLO)
O hordéolo, popularmente conhecido por terçol, é a mais frequente e conhecida afecção das glândulas localizadas na parte interna da pálpebra. É uma doença produzida por microorganismos conhecidos como estafilococos. Apresenta-se como um abcesso localizado, vermelho, doloroso, contendo pus em seu interior.
PTERÍGIO
O pterígio é caracterizado por uma pelezinha na superfície dos olhos, que cresce do canto para o meio, sobre a córnea. É causado em parte, pela luz do sol, poeira ou vento.
Pode provocar queimação, ardência, vermelhidão, o que piora se a pessoa ficar exposta ao sol. Em muitos casos a cirurgia é indicada para removê-lo, antes que alcance a pupila, mas também pode estacionar e não ser necessária a sua remoção cirúrgica.
OLHO SECO
Na síndrome do olho seco, o filme lacrimal rompe-se prematuramente, deixando o epitélio conjuntival e corneano exposto à atmosfera. Quando a pessoa pisca, o filme lacrimal é refeito, mas novamente se romperá prematuramente. As causas podem ser diversas: produção insuficiente das glândulas lacrimais, evaporação excessiva das lágrimas, deficiência na produção de substâncias que compõem a lágrima; causas estas, decorrentes de falha orgânica, ou provocadas por acidentes que afetem as glândulas lacrimais.
*Dr. Vladimir Castilha – Oftalmologista

Deixe seu comentário