Na noite de 3ª feira (31), em Campos Verdes, aconteceu a solenidade de assinatura da ordem de serviço de dragagem para a empresa Almeida Serviços & Construções Ltda, vencedora da licitação, pelo então ainda secretário executivo da 18ª ADR, Mauro Candemil, que na quarta-feira (1º), deixou o cargo, já que poderá ser candidato a prefeito nas eleições de outubro próximo.
O ato foi acompanhado por autoridades locais, gerentes e moradores da comunidade.
Os recursos na ordem de R$ 790 mil foram assegurados na primeira quinzena de março pelo Governo do Estado, e descentralizados para Agência do Desenvolvimento Regional de Laguna via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) para execução dos serviços. Serão dragados cerca de 84.000 ms3 de material e extraída a vegetação de pastagem (taboas) que se criou ao longo dos 1.570m de leito do rio.
Candemil, em sua fala destacou, “que apesar da preocupação do Governo com o orçamento, a obra foi honrada, assim como o asfaltamento do braço de acesso ao Farol que tenho acompanhado e possui recursos assegurados para execução até o verão. As operações já iniciaram no rio com a limpeza das vegetações no leito e contarão com o acompanhamento de pessoas da própria comunidade”, concluiu o secretário.
Lembrando que a última dragagem aconteceu em 1991. O desassoreamento do rio da Carniça garantirá o trânsito seguro de embarcações, o intercambio com rio Tubarão e o sistema lagunar da região, além de incrementar a atividade pesqueira e beneficiar aproximadamente 250 famílias, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e aumento da atividade turística.
Segundo o gerente regional da Cidasc, Claudemir dos Santos, “estamos muito feliz, estive aqui muitas vezes reunido desde de 2010 com este salão lotado. A obra deu muito trabalho até chegarmos a este momento, precisamos ser perseverante e esta perseverança, temos que agradecer a comunidade de Campos Verdes. A Cidasc teve um compromisso muito sério, elaborou o projeto, cumpriu todos os prazos, se não deu certo no passado, não foi por culpa da empresa. Hoje os serviços de dragagem não nos pertencem mais como atividade, porém continuamos seguindo com esta bandeira. Sempre fui um defensor das dragagens e dos benefícios que trazem as comunidades, sobretudo aos pescadores. Temos que reconhecer o apoio de todos os envolvidos na luta desta causa e principalmente ao Governo do Estado.”
Para a vice-presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha (UAPI), Maria Aparecida dos Santos Ramos, “o importante mesmo é que a obra seja realizada e concluída, pois a comunidade a busca há muitos anos. A UAPI pede que fiquem aqui pessoas de Campos Verdes, para trabalhar junto com o olhar da comunidade e do que realmente precisam”.
A obra está orçada em R$ 790.456,48 e o prazo para execução da obra é de 165 dias. A Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna, por meio da gerência de Infraestrutura será a responsável pelo acompanhamento e fiscalização dos trabalhos. O rio atende a pescadores de oito comunidades na região da ilha: Ponta da Barra, Passagem da Barra, Vila Santos, Campo Verde, Santa Marta, Santa Marta Pequena, Canto da Lagoa e Cigana.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.