Um dos últimos trechos de pista antiga, na BR-101 Sul catarinense, já não tem mais o asfalto aplicado na década de 1970. A Travessia Urbana de Laguna, tem cinco quilômetros de pistas duplicadas e liberadas ao tráfego de veículos, com dois viadutos prontos, uma passagem inferior para pedestres, rua lateral em construção e uma passarela, em Cabeçuda, que vai ficar pronta nos próximos meses. As obras nesse trecho iniciaram em junho de 2013, quando a supressão vegetal eliminou os eucaliptos que identificavam o trecho de pistas entre o km 308, em Bentos ao km 312, em Barranceira. De lá para cá, a pista antiga foi toda removida, dando lugar à atual pista de sentido Norte-Sul, ganhando nova base e três camadas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), pronto para receber o fluxo crescente de veículos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do consórcio das empresas Setep-Setorsul, responsável pelo lote da travessia lagunense, ergueu dois viadutos, para acesso às comunidades lindeiras, bem como retorno de sentido de tráfego. No km 308,5, em Barbacena, o viaduto de acesso Norte à Laguna foi liberado em dezembro passado. Já o viaduto de acesso ao centro da cidade juliana, maior e com maior movimentação de pedestres e veículos, foi liberado em setembro de 2014. Os trabalhos no lote 1, que está inserido entre o km 308 ao km 316, já em Pescaria Brava, é a ligação entre as pistas duplicadas da BR-101 Sul e a Ponte de Laguna, maior travessia sobre água na duplicação da rodovia federal. Os trabalhos, agora, seguem focados na finalização do pavimento na principal rua da comunidade de Barranceira. Outros trabalhos serão feitos para finalizar a pistas no vão inferior do viaduto central de Laguna, no km 311,8.
Obras para pedestres – O consórcio Setep-Setorsul, contratado pelo DNIT para a duplicação da BR-101 Sul, iníciou no mês de março passado, a construção de passarela para pedestres no km 312,8, bairro Cabeçuda. O local é travessia de moradores e alunos, requerendo dispositivo seguro para a transposição da rodovia. O lote já tem uma passagem inferior de pedestres concluída, porém, aguardando a finalização dos acessos. Todos os dispositivos de travessia em construção ou concluídos, tanto em Laguna quanto nos demais trechos da duplicação, estão localizados em segmentos com grande fluxo de veículos nas ruas laterais, utilizadas para acessos a postos de combustíveis, restaurantes, indústrias e aos bairros lindeiros, passagem intensa de pedestres e aglomerações urbanas. Quando finalizada, a passarela terá 243 metros, somando todas as rampas e a passagem elevada, sendo a mais extensa nas obras de duplicação. Nesta semana, o consórcio responsável eleva a estrutura da rampa no lado direito de pista – lateral ao sentido Norte-Sul. Toda a frente de obra e os acessos ao desvio temporário, no km 313, estão sinalizados e identificados, cabendo aos motoristas respeitar a sinalização instalada. A passarela faz parte do conjunto de equipamentos para travessia segura de pedestres, construídos na duplicação da BR-101 Sul. As passarelas (passagens suspensas sobre a pista) ou as passagens inferiores (sob a rodovia) são equipamentos de segurança exclusivos para os pedestres transporem as quatro ou oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído.
Com duplicação de pistas, acessos mudam em Laguna – Com a liberação dos viadutos, término de pistas e liberação de acessos entre Bentos e Cabeçuda, os moradores de Laguna precisam atentar para a entrada e saída de veículos e pedestres nos bairros lindeiros ao lote. Agora, é preciso atentar para a sinalização vertical disposta, para acesso e manobra de retorno, dentro dos espaços seguros. Barbacena, Barranceira e o centro de Laguna ganharam novos acessos com a construção de dois viadutos e construção de acessos pavimentados para entrada e saída. Com isso, os motoristas que acessarem as comunidades lindeiras devem se sujeitar à sinalização vertical e horizontal instalada, para evitar acidentes. Os pedestres, devem utilizar as obras de arte especiais para travessia de pistas, obedecendo, também, à sinalização. O trecho com maior aglomeração urbana está localizado em Barranceira e Cabeçuda. Em Bentos, uma passagem de pedestres foi liberada ainda em 2012, dentro das obras do lote 25 (Itapirubá a Capivari de Baixo). Todas os novos acessos aos bairros lagunenses, lindeiros da BR-101 Sul, têm sinalização vertical indicativa.
Trecho ainda requer atenção redobrada – A duplicação da BR-101 Sul, tem 232,5 quilômetros de pistas duplicadas e liberadas ao trânsito de veículos e pedestres. A duplicação está sendo finalizada em Laguna, com pistas liberadas entre o Km 308 ao Km 312. Já entre o km 313 ao km 316, no limite de Pescaria Brava, o fluxo de veículos segue por pista simples, com duplo sentido de circulação, onde os cuidados na movimentação requerem atenção redobrada por motoristas e pela população lindeira. Aqui, o limite de velocidade é de 60 km/h. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para uma viagem tranquila, os usuários devem atentar para algumas recomendações de segurança ao trafegar por segmentos de pista simples. Ao deslocar-se pela rodovia, deve-se manter distância do veículo que trafega à frente. O acostamento de pista deve ser usado somente em caso de emergência. Em pista simples, a PRF lembra que o motorista não deve forçar ultrapassagens onde a faixa de eixo central apresentar continuidade de pintura ou em curvas e locais com pouca visibilidade do tráfego. Os locais para ultrapassagem devem ser visualizados em segmentos com faixa amarela tracejada.
Características do lote 1 – Travessia Laguna:
– Extensão de 8,2 quilômetros, sendo 5,38 quilômetros de pistas duplicadas, entre o km 308,000 e o km 313,105 e entre o km 315,920 e o km 316,200 somados a extensão da ponte em construção, com 2830 metros;
– Interseção em dois níveis no acesso à comunidade de Bentos – km 307,500 (lote 25/SC);
– Duplicação em paralelo à pista atual – km 308,0 – km 313,105 (lado direito sentido Norte-Sul);
– Projeto de integração da pista duplicada com as laterais da BR-101/SC – km 308,0 – km 313,105;
– Passagem Inferior de Pedestres – Km 310,50;
– Interseção em dois níveis no acesso à Laguna por viadutos – km 308,52 (22,8 metros de extensão) – km 311,8 (acesso a Laguna, com 71,25 metros de extensão);
– Passarela no km 312,82, em Cabeçuda.
(Com a colaboração de Muriel Albonico/Núcleo de Comunicação/Esga-Dnit/SC)
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