O governador Raimundo Colombo participou no sábado (11), da transladação de Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. A caminhada começou na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e seguiu até a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos. O frio de 7Cº não impediu que festeiros, comunidade, autoridades e crianças formassem uma extensa corrente de fé, marcada por fogos de artifício e pela passagem do santo pelas ruas do município. O evento contou com apoio de R$ 240 mil do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura.
“É um momento de fé, respeito e meditação. Aqui se fortalecem os valores da vida em sociedade. Laguna é uma cidade turística e muito religiosa. O evento é uma forma de valorizar nossa história e tradição. A procissão é muito bonita e merece ser preservada”, disse o governador Colombo.
A tradicional festa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna chega a sua 340ª celebração. O evento, este ano, contou com novidades na programação. Uma delas, foi o teatro ao ar livre realizado pelo grupo Terra. A apresentação contou a história de Santo Antônio. Outra novidade foi um telão instalado ao lado da igreja Santo Antônio dos Anjos, permitindo que as pessoas assistissem à Trezena, rezada em latim.
Em Laguna, o mês de junho é marcado pelas homenagens dos católicos a Santo Antônio, padroeiro do município. Os festejos começaram em 1º de junho com as trezenas cantadas em latim pelo coral e orquestra. A festa foi até a segunda-feira (13). Nesses dias, as ruas ficam lotadas de fiéis que acompanham novenas e a imagem na transladação e procissão de Santo Antônio. Cerca de cem mil visitantes passaram pelo município.
Homenagem
Ainda em Laguna, o governador Raimundo Colombo recebeu o certificado Amigo do Pescador, entregue pelo presidente da União dos Pescadores do Litoral de Santa Catarina (Unipesca), Renato Vieira de Oliveira.
“É um orgulho receber a homenagem desta tão importante cooperativa. A atividade pesqueira é muito difícil. Temos uma série de programas que são colocados à disposição e que devem ser aperfeiçoados para que possamos crescer ainda mais nesse setor em Santa Catarina. O Estado é o maior centro pesqueiro do país, pois quase 70 % da produção é nossa. É um setor que emprega muitas pessoas e tem grande importância do ponto de vista econômico e social”, destacou o governador.
“Homenageamos as pessoas que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado. E o governador Raimundo Colombo muito tem feito”, informou o presidente da Unipesca.
Conforme Oliveira, a Unipesca promove a saúde e bem-estar de seus associados e comunidade carente, além do desenvolvimento social com conscientização ambiental. A entidade possui vários contratos e convênios firmados com prestadores de serviços em prol dos cinco mil associados.