Com a duplicação de pistas na BR-101 Sul catarinense, a sinalização horizontal antiga foi totalmente redefinida para abrigar o trânsito de veículos e pedestres. As cores das faixas mudaram, novas pinturas foram instaladas para indicação de viadutos ou vias laterais, pedestres receberem espaço delimitado por faixas, para travessia segura, tudo seguindo as orientações do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, de 2007. O manual padroniza a instalação de sinalização em todas as rodovias e vias nacionais, garantindo o entendimento dos sinais em qualquer situação. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem reforçando a sinalização definitiva já instalada na BR-101 Sul catarinense. 300 novas placas, painéis, semipórticos e pórticos para sinalização vertical indicativa de regulamentação (limite de velocidade, parada, preferência, limite de carga), advertência (entroncamentos, cruzamentos) e de indicação (quilometragem, aproximação de bairros e municípios) fora, instaladas entre o km 300, em Laguna até o km 387, em Içara, em trechos duplicados, acrescendo novos elementos a sinalização vertical definitiva da rodovia. Agora, a autarquia reforça a sinalização horizontal, iniciando pelo lote 25 (Itapirubá a Capivari de Baixo). O DNIT também instala a sinalização definitiva nos trechos duplicados pertencentes ao lote 29, entre os municípios de Araranguá a Sombrio. Os trechos em obras em Tubarão (Morro do Formigão) e Laguna (lote 1, ponte sobre o Canal de Laranjeiras e obras em Pescaria Brava) estão recebendo acréscimo na sinalização vertical provisória de obras, com objetivo de alerta aos motoristas a possível formação de tráfego lento. Desde 2010, o DNIT vem instalando estruturas metálicas para fixação de pórticos e semipórticos, usados na sinalização vertical indicativa, entre o km 300, em Laguna ao km 465, em Passo de Torres, no extremo-sul catarinense. Nas estruturas estará fixada sinalização vertical indicativa, apresentando a quilometragem a percorrer até determinada cidade ou a aproximação do acesso a um município, balneário ou praia. Registrados desde o início da temporada de Verão, os trechos de travessias urbanas na BR-101 Sul requerem dos usuários maior atenção e cuidado. Ao trafegar por aglomerados urbanos, como nas cidades catarinenses de Santa Rosa do Sul, Sombrio, Araranguá, Maracajá, Içara, Sangão, Jaguaruna, Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Laguna, Imbituba e Garopaba, para uma viagem segura, os motoristas precisam atentar para algumas recomendações de segurança. Em Tubarão, Içara e Maracajá, as pistas e OAEs que cortam o perímetro urbano estão concluídas e liberadas. Nos trechos já duplicados da BR-101 Sul em Santa Catarina, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h para veículos de pequeno porte e 90 km/h para veículos maiores. No Rio Grande do Sul, com a duplicação das pistas finalizadas, o limite de velocidade é menor, fixado em 100 km/h para veículos pequenos e 80 km/h para veículos pesados. Nas travessias urbanas gaúchas o limite de velocidade é de 80 km/h, independentemente do tamanho do veículo. Já nas travessias urbanas catarinenses, o limite de velocidade não sofre alteração.
Segurança e cuidado: O DNIT e a PRF pedem que sejam redobrados os cuidados, principalmente nos desvios no trecho entre Laguna a Pescaria Brava, do km 308 ao km 319 e em Araranguá, no trecho de pista simples entre o km 409 ao km 417. Os desvios estão identificados, cabendo aos motoristas respeitar a sinalização de segurança e os limites de velocidade definidos. Durante o dia, o usuário deve também ter atenção redobrada ao trafegar pela rodovia nos trechos onde são realizadas as operações de limpeza e recuperação de pavimento executadas pelo DNIT. Essas operações foram retomadas nesta semana e seguem cronograma já definido para todo o ano. Em alguns locais, os trabalhos serão feitos sobre a pista, com homens e equipamentos expostos ao trânsito de veículos e sinalização orientativa.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.