Com os vereadores Orlando Rodrigues (PSD), Silva Bombeiro (PR) e Vilson Elias Vieira (PSDB), estamos encerrando a série de entrevistas com os 12 vereadores eleitos de Laguna. Mesmo que tenhamos insistido, o vereador eleito José Siqueira (PT) disse que não dispunha de tempo para tal.
Antônio da Silva (Silva Bombeiro) (PR) – 714 votos
Currículo
Nascido em Laguna, em 05 de agosto de 1961, é casado com Cleosi (Andrade), com quem tem as filhas Fabiola e Fernanda e a neta Valentina. Tecnólogo em Gestão Ambiental,conclui ainda este mês a Pós- Graduação pelo CESUBRA, de Tubarão. Filho de Manoel da Silva e Valdevina da Silva.
Qual sua avaliação sobre o resultado das urnas? O que representa esta renovação na Câmara de Vereadores?
Minha campanha foi baseada nos meus 30 anos de trabalho. Concorri nas eleições de 2008 e fiquei como suplente com 595 votos. Em 2012 fiz 714 e garanti um lugar. Chegar a este número foi um trabalho de formiguinha, em uma campanha sem recursos, onde o destaque ficou por conta do apoio recebido pelos amigos, pessoas ligadas à Igreja, à associação de bairros e aos irmãos da Irmandade. Em relação à renovação da Câmara, acredito que o povo lagunense queria uma mudança, era um anseio da população que deseja ver a cidade crescer, acabando com a politicagem e com os políticos que só ficam sentados nas cadeiras.
Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? De que forma seria possível solucioná-los?
É necessário olhar para os mais necessitados. Fazer projetos que garantam o atendimento a todos. O turismo também precisa ser visto com mais atenção, além da busca por instalação de empresas que possam gerar empregos para a população. Sem esquecer ainda do lazer junto com a educação.
Quais são as suas principais preocupações para o início de mandato?
Vejo que o executivo sempre impõe ações, logo é preciso independência, desenvolvimento para que não fique neste marasmo que é hoje.
Plano Diretor: Politicamente há chance de fazer esta negociação até o fim de 2013?
Acredito que as pessoas precisam e devem ser chamadas, até para que os benefícios do novo plano diretor sejam estendidos para todo o município. Há que se ter uma preocupação com as questões ambientais, buscando ações ordenadas nas várias áreas. Sabemos também e até defendemos que o plano diretor deva ser dinâmico e que não atrapalhe o progresso da cidade.
Orlando Rodrigues (PSD) – 816 votos
Currículo
Nascido em 22 de fevereiro de 1960, é Técnico em Contabilidade, Estatística, Economia Doméstica e Administração. É casado, tem três filhos. Foi eleito vereador para o 6º mandato. Entre 2001 e 2002 foi presidente do Legislativo lagunense e em outras quatro oportunidades foi vice-presidente, além de exercer outros cargos na Mesa Diretora. Desde 1994 é padrinho do Clube de Mães de Cabeçuda, entidade com a qual contribui.
Qual sua avaliação sobre o resultado das urnas? O que representa esta renovação na Câmara de Vereadores?
Acredito que o resultado das eleições de 2012 foi marcado pela renovação em virtude da candidatura a prefeito de nomes fortes como o de Everaldo, Tono e Dayvison, que se estivessem concorrendo a uma vaga como vereador, certamente as teriam conquistado. Ainda sim, vejo que o povo lagunense mostrou a consciência sobre o poder de seu voto, que pode mudar o futuro de uma cidade. Como um dos dois únicos vereadores reeleitos na nova gestão da Câmara, vejo que o novo grupo escolhido surge como uma possibilidade de renovarmos as ideias e a mentalidade da casa, elaborarmos novas propostas, sempre em prol da população.
Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? De que forma seria possível solucioná-los?
Acredito que as possibilidades em Laguna são infinitas, bastando apenas força de vontade por parte do poder público e privado em parceria com a população. Será uma força tarefa em conjunto, que começa com pequenas ações, como a limpeza das praias, recuperação e pavimentação de ruas e projetos que envolvem mais complexidade, como trabalhar o turismo de qualidade a longo prazo e o incentivo a instalação de indústrias no município.
Quais são as suas principais preocupações para o início de mandato?
Uma das minhas principais preocupações refere-se ao assunto segurança pública. É inadmissível liderarmos o ranque de homicídios na Amurel no ano de 2012. Ainda pode-se dizer que Laguna é uma cidade pequena e pacata, o que se desestabiliza com a chegada de dados como este. É preciso uma análise sobre o cenário atual que vivemos e o que pode ser feito a respeito.
Plano Diretor: Politicamente há chance de fazer esta negociação até o fim de 2013?
Vejo o Plano Diretor como algo de extrema importância para a cidade, já que através dele será possível nortear as futuras ações a serem tomadas. Acredito que para conclusão e aprovação do mesmo ainda no ano de 2013, seja necessário um aparato técnico durante todo o ano de 2013, bem como reuniões entre vereadores, prefeito e a população lagunense.
Vilson Elias Vieira (PSDB) – 1141 votos
Currículo
Vilson Elias Vieira, conhecido como “Vilsinho”, nasceu em Urussanga e reside em Laguna desde 1970. É morador do bairro Cabeçuda, onde desde cedo começou a trabalhar comprando e vendendo pescados. Casou em 1980 com a professora Edna Raquel com quem tem três filhos e três netas. Em 1982 ingressou na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, onde trabalha até os dias de hoje exercendo o cargo de Técnico Legislativo. É formado em Gestão Pública e se especializou em Gestão Pública e Politícas Sociais.
Qual sua avaliação sobre o resultado das urnas? O que representa esta renovação na Câmara de Vereadores?
Faço uma avaliação positiva das eleições no legislativo, tivemos uma renovação de 90%, isso mostra nossa responsabilidade como legislador perante a sociedade. Sabemos que a população espera coisas novas, pensamentos novos, novos projetos, talvez um jeito diferente de representa-los. Espero que todos os vereadores eleitos possam dar resposta a expectativa que o povo lagunense gerou com uma renovação no pleito de outubro. Aumenta a responsabilidade por um Poder Legislativo independente e responsável para fiscalizar os atos do Poder Executivo, e apresentar projetos, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso município.
Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? De que forma seria possível solucioná-los?
Os problemas da cidade são vários, e posso pontuar alguns, por exemplo: infraestrutura turística e viária , demora no atendimento à saúde, falta de segurança, entre outros. Precisamos tratar a educação, o esporte e o lazer como meio de prevenção e estímulo às nossas crianças, adolescentes e jovens, para tirá-los da ociosidade. Precisamos buscar solução para isso tudo. Para tanto, nós legisladores temos que trabalhar juntamente com o Poder Executivo, apresentando projetos consistentes, pontuando as prioridades junto as autoridades e população em geral, buscando parcerias com os governos estadual e federal .
Quais são as suas principais preocupações para o início de mandato?
Não me sinto preocupado, pois tenho vontade e convicção de ajudar a nossa Laguna crescer. Peço a Deus que me de saúde para visitar todas as comunidades, pretendo fazer um mandato itinerante, quero ouvir as reivindicações da população lagunense. Meu objetivo é ser um porta-voz da população na câmara. É importante dizer que disposição para trabalhar para a sociedade não vai me faltar, pois o meu mandato será em prol da sociedade lagunense.
Plano Diretor: Politicamente há chance de fazer esta negociação até o fim de 2013?
Cada vereador terá a responsabilidade de votar, este é um projeto que disciplina o crescimento e o desenvolvimento de Laguna. Penso, que precisamos estudar mais profundamente este assunto, e isso terá que ser feito já no início da próxima legislatura, porém sabemos que é um assunto bastante complexo, onde sem dúvida aumenta nossa responsabilidade. Espero que até o final de 2013 tenhamos aprovado o Plano Diretor. Entendo que precisamos com urgência, já no início do ano que vem, colocar prioridade neste assunto, pois é o Plano Diretor que norteia as ações de um município.