Na última segunda-feira (29), todos os Escritórios Municipais (EM) da Epagri estiveram mobilizados para comemoração pelos 60 anos da extensão rural e pesqueira em Santa Catarina. Em Laguna o evento reuniu na Câmara de Vereadores autoridades locais, representantes de entidades agrícolas, agricultores, funcionários e ex-funcionários da empresa.
Durante o evento foram veiculados um vídeo institucional e um slide mostrando a evolução e os trabalhos executados pela instituição nas comunidades do município, como os cursos ofertados para processamento de pescados, panificação, manipulação de alimentos, também as parcerias e atividades desenvolvidas como o cultivo de camarão, os testes para tanques de robalo entre outras.
O ato, comandado por Elisabeth Remor e Jeferson Oliveira (que aparecem na foto, entre amigos) foi acompanhado pela vice prefeita Ivete Scopel, presidente da Câmara, Roberto Alves e pelos vereadores Rodrigo Moraes, Thiago Duarte, Zezinho Siqueira, Patrick de Oliveira e Vilsinho Elias Vieira, além dos gerentes regionais, de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso e de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, João Batista Lapolli.
A Epagri em SC
O primeiro Escritório Técnico Agrícola (ETA) foi instalado em 1956 no Estado, e tornou-se um marco para o início das atividades de extensão no território catarinense. Atualmente são com 639 extensionistas rurais e sociais, além de 1.654 funcionários da Empresa que também contribuem para a atividade, exercendo funções administrativas ou operacionais.
Hoje a empresa é uma referência nacional e até internacional em extensão e pesquisa rural. Extensão é uma metodologia, estratégia de ação, entendida como ensino ou educação informal. Na Epagri, esse conceito evoluiu nos últimos 60 anos, passando do simples repasse de informações técnicas, para uma troca de conhecimentos entre o extensionista, o pesquisador e o agricultor, pescador, indígena ou quilombola, levando em consideração os saberes tradicionais dos povos. Sendo o trabalho de extensão da Epagri desenvolvido com base no tripé economia, ambiente e sociedade. A Empresa presta mais de 350 mil assistências anuais.
Em seus 60 anos de história, a extensão desenvolveu para o estado diversas tecnologias sociais de baixo custo, como a proteção de fonte modelo caxambu, o carneiro hidráulico, sistemas de tratamento de esgoto doméstico, entre outros.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.