Especial

Fundação Bradesco em Laguna: 50 anos de um legado que transforma vidas através da educação

A educação tem o poder de transformar realidades. E ao longo dos 50 anos de atuação em Laguna, que serão comemorados amanhã, 26, a Fundação Bradesco segue desempenhando a nobre missão, levando educação gratuita e de qualidade. Instalada aqui, no bairro Magalhães, no ano de 1974, recebeu o nome “Professora Adélia Cabral Varejão” por ter sido ela, a primeira professora do então governador do Estado na época, o lagunense Colombo Machado Salles. Atualmente a direção é representada pelas Professoras Amine Mourad Hoffmann e Márcia Leandro da Silva Ramos, Gerente Executiva Administrativa da entidade.
Atendendo 816 alunos, ampliando o atendimento à Comunidade, oferecendo cursos de Educação Infantil, Fundamental, Médio, e Formação Inicial Continuada, com 78 colaboradores, entre profissionais do pedagógico e administrativo.
A Fundação Bradesco consolida-se em um trabalho e em um compromisso que reafirmam a crença na educação como instrumento de emancipação, superação de desigualdades e ampliação de horizontes. Crer na educação como fator decisivo para o desenvolvimento e instrumento indispensável à realização pessoal do ser humano, através de sua integração na força de trabalho.
O impacto na vida de vários lagunenses que passaram pelos bancos escolares da Fundação está em relatos emocionantes, como o da bancária Gabriela da Silva Valério: “Tenho muito orgulho em poder dizer que o Bradesco faz parte da minha história de vida há 31 anos. Foram 13 de colégio e mais 18 anos atuando como funcionária do banco. Muito da minha formação, do meu caráter e do que sou hoje devo a essa escola”, destaca. Os projetos desenvolvidos pelos professores fora da sala de aula, são algumas das memórias da bancária: “Participei de tantos. Reflorestamento do morro, proteção ao boto, sambaquis”.
A conclusão do Ensino Médio proporcionou a Gabriela uma abertura de portas que até então não estavam em seus planos: “Na época, eram duas turmas com 45 alunos no Terceiro ano e realizava uma prova. Nos últimos dias de aula divulgavam os melhores resultados, que seriam conduzidos para trabalharem nas agências da região como bancários. Felicidade foi a minha ao ver meu nome na lista. Tinha planos de seguir carreira na Enfermagem, mas de pronto refiz minha rota. Comecei na agência de Criciúma, onde fiquei por sete anos, fiz faculdade de Administração, retornei para Laguna, na agência daqui e atualmente estou como Gerente de Relacionamento Prime em Tubarão”.
E uma das filhas de Gabriela já trilha os passos da mãe. Estudante da Fundação Bradesco, Alice está no 1º ano: “Não bastasse a gratidão por tudo que vivi e por todos os sonhos que realizei através dessa escola, hoje, todos os dias, vejo minha filha com o mesmo uniforme, frequentando os mesmos espaços e convivendo com profissionais com os quais já tive o prazer de ter como professores e educadores. Como mãe sei que minha filha está em boas mãos, pois sei o quanto todos estão preocupados na formação do ser humano em si”.

Deixe seu comentário