Perfil

Grazielle Sitônio Duarte

Aos 26 anos, recém completados, a arquiteta Grazielle Sitônio Duarte é aquele típico exemplo de “lagunista”. Nascida em Tubarão, criada em Florianópolis e há oito anos vivendo na terra de Anita, ela integrou a primeira turma de formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo da nossa Udesc: “É um orgulho imenso ter feito parte do começo dessa história. Lembro das primeiras aulas, ainda nas salas do Sambódromo Hindemburgo Moreira. Tudo era precário, se comparado a estrutura que se tem agora, mas a união dos acadêmicos e a vontade de ver o crescimento desse tão importante projeto para a cidade foi o suficiente para nos unirmos muito. Guardo com carinho muitas lembranças daquela época”.
Paralela aos estudos, a trajetória profissional começou a se desenhar ainda na época do estágio, realizado na prefeitura do município: “Costumo dizer que fui subindo cada degrau, desde os tempos de estagiária, como arquiteta, até ser convidada para ocupar o posto de secretaria de Planejamento, o qual exerci por dois anos. Em cada repartição, aprendi muito com efetivos e comissionados, que muito me ajudaram a moldar a profissional que hoje sou.”
A empatia com o cálculo e o fascínio pelo embasamento histórico foram as razões que levaram Grazielle a apostar na área e vislumbrar uma especialização: “Sempre gostei do lado artístico que a profissão proporciona. Ainda pretendo estudar mais sobre patrimônio e restauração fora do país”.
A tranquilidade e as belezas naturais lagunenses encantam a focalizada que não se vê mais longe da sua “2ª terra”: “ Tenho familiares aqui e quando criança passava as férias na cidade. Quando vim estudar, fui criando um amor por Laguna. Hoje, são muitas as razões que me prendem aqui”.
Nas horas de folga, é na companhia da família que ela procura estar: “Meus dias de semana costumam ser bem agitados, por conta das tarefas profissionais. Nos dias de folga, procuro por lugares tranquilos, seja na praia, aqui em Laguna, ou no sítio, bem longe da tecnologia e o mais próximo possível da natureza”, finaliza.

Deixe seu comentário