Happy Hour

Happy Hour 18/11

Coisas que você (provavelmente) não sabia: Bandeiras

Sabia que amanhã é o Dia da Bandeira? Sim, 19 de novembro é o Dia da Bandeira, um dos símbolos nacionais. Mas tem mais algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre a bandeira do Brasil e também de outros lugares. Se liga aí, aprende e depois conta pros seus amigos no churras do fim de semana!

hh-bandeira-1

Sabe o significado das cores da nossa bandeira? Nem sempre foi aquilo que a gente aprendeu. Na verdade, as cores antes, quando a bandeira ainda tinha o brasão da monarquia, significavam outra coisa: O retângulo verde, que passou a representar nossa natureza, antes remetia à Casa de Bragança (a família de dom Pedro I). O amarelo, hoje símbolo da riqueza mineral do país, era a cor da Casa de Lorena (da arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I). E o círculo azul era a esfera armilar, também presente na bandeira portuguesa do Império. Agora, indica nosso céu estrelado. As mudanças aconteceram quando a bandeira atual foi confeccionada, em 1889 e, assim, herdou os símbolos do estandarte imperial, mas mudou um pouco os significados e incorporou o lema positivista: “Ordem e Progresso”.
Outra coisa interessante, é que a bandeira a seguir, inspirada no design da americana, foi usada por apenas 4 dias, de 15 a 19 de novembro de 1889. Provavelmente notaram que ficaria muito sem noção ter uma cópia descarada da bandeira dos EUA e tiveram 4 dias pra mudar e escolher outra.

hh-bandeira-1-1

O que muita gente não sabe é que a bandeira do Reino Unido é a junção das bandeiras dos reinos que compõem esse bloco. Todos os 4 reinos são governados pela Rainha Elizabeth II e um Primeiro-Miinistro. Mas cada reino tem certa autonomia. Vale lembrar que a República da Irlanda, (Não a Irlanda do Norte) não faz parte do Reino Unido e é totalmente independente.

hh-bandeira-2

Já tinha notado que nossos dois vizinhos tem aquele solzinho como símbolo? Pois é. Significa o sol de maio, que remete à revolução ocorrida em maio de 1810, quando os países se libertaram do domínio espanhol.

hh-bandeira-4

Mais algumas curiosidades: A cores mais utilizadas nas bandeiras nacionais são o vermelho (31,5%), o azul (20,9%) e o branco (17,6%). Símbolos astronômicos e com referências a animais ou vegetais são os mais recorrentes. Entre os símbolos astronômicos comuns está a Lua crescente, dos países onde a maioria da população segue a religião islâmica. O formato básico de uma bandeira é retangular, com três listras horizontais e um símbolo no centro. O símbolo mais comum é a estrela. Símbolos religiosos são bastante utilizados. Enquanto muitos países islâmicos utilizam a Lua crescente, alguns cristão usam a cruz. A cruz pode ser encontrada nas bandeiras do Reino Unido, Austrália, Suíça e Dinamarca, entre outros.

hh-bandeira-3

Fontes: Mundoestranho.com.br / maiscuriosidades.com.br

Deixe seu comentário