Facebook para empresas
Fácil fazer, cansativo manter, difícil lucrar
A coluna de hoje tem o patrocínio da IdeaBox, empresa de publicidade e marketing deste que vos fala! Sim. Eu mesmo! Sou formado desde 2012 em Publicidade & Propaganda e já há oito anos trabalho na área. E, agora, além disso, resolvi também trazer, em doses homeopáticas, algumas matérias sobre comunicação, empreendedorismo e o mundo dos negócios, para saciar a sede de informação de empresários e empreendedores que nos acompanham.
Nunca foi tão fácil colocar sua empresa na internet. Com a popularização do Facebook então… É só criar uma página e em menos de cinco minutos seu negócio está online pra todo mundo ver. E é praticamente todo mundo mesmo. Pra você ter um ideia, atualmente, segundo dados divulgados pelo próprio Facebook, são1,13 Bilhão de pessoas acessando a rede social TODOS OS DIAS (17% a mais que em 2015); São mais de UM BILHÃO E MEIO de contas ativas. Se o Facebook fosse um país, ele seria o mais populoso do mundo, superando até a China, que tem 1,3 bilhão de habitantes.
E se analisarmos nosso Brasilzão, ele é o terceiro maior país em número de usuários com aproximadamente 100 milhões de contas ativas, ficando atrás, apenas, de EUA e Índia. Trocando em miúdos: De cada 10 pessoas que acessam a internet, oito delas têm conta no Facebook. Ou seja: Seu público-alvo provavelmente está lá!
Já sabemos que é fácil fazer uma página e que o público tá lá. Agora vem a parte fácil: Postar um monte de oferta e começar a lucrar. SQN! Nada disso. Agora que vem a parte difícil. Conseguir curtidas, fãs engajados e mantê-los é a parte mais difícil. Pra ter uma ideia de como as coisas são um pouco mais complicadas: apenas de cinco a 20% dos seguidores da sua página vão receber o que você postou. E mais: Se você não postar com certa constância, esse alcance cai mais ainda. Resumindo: Não basta postar. Tem que saber como e quando postar para, assim, otimizar o número de usuários atingidos.
Tem como fazer sua página crescer de um jeito fácil? Tem! Claro! Também tem como ficar rico sem trabalhar. É só roubar um banco ou acertar na loteria. No ‘’Face’’ você pode fazer sorteios, mandar mensagem em tudo quanto é grupo ou até mesmo postar várias coisas a toda hora. Pode ser que sua página consiga muitas curtidas desta forma. Mas quanto vale cada curtida? Algumas vezes, não vale nada. Do que adianta milhares de seguidores que não interagem, não acrescentam nada ao seu negócio e, o principal, não consomem seu produto?
É por isso que ao entrar nas redes sociais o empresário precisa ter em mente que este é um processo lento e de muita análise. Nada vem do dia pra noite. Primeiro é preciso saber quem é seu público. Então deve-se pensar como atingi-lo e como manter uma relação. Aí então é preciso criar estratégias, postagens e ações que realmente sejam interessantes pra esse futuro cliente. Fácil não é. Mas com um pouco de esforço, dá certo!
Uma das formas de fazer dar certo é anunciar. Já que o próprio Facebook diminui seu alcance, não restam muitas alternativas para conseguir usuários engajados. Mas fica frio! Não encare os anúncios como gasto e, sim, como investimento. Você está divulgando sua marca. Uma hora isso vai dar um retorno. E mais: Os anúncios no Facebook custam, em média, 35% menos do que em outras mídias online. E custa ainda menos se for comparado com as mídias tradicionais. É só pensar: Quanto você gastaria pra fazer 500 panfletos e distribuir para 500 pessoas? 50 reais na melhor das hipóteses? Na rede social do Zuckerberg você consegue alcançar 500 pessoas com menos de 10 reais. A diferença é grande. Não é à toa que 93% das pequenas empresas nos EUA consideram o ‘’Face’’ a ferramenta de marketing mais efetiva e importante para seu negócio.
Agora é hora de colocar a mão na massa e suar bastante pra conseguir resultados. Ou você pode focar no seu negócio e deixar que alguma empresa especializada bote a mão na massa pra você. Neste caso, a Idea Box, empresa deste que voz escreve, é uma ótima pedida. Fica a dica!!
E quer mais uma excelente dica? Acesse o blog e veja infográficos e mais informações: www.ideiaquecontagia.com.br/blog.