Profissional em destaque

Helen Mendonça

Aos 23 anos, a lagunense Helen Mendonça diz ter “caído de paraquedas” como profissional de hotelaria. A falta de uma bolsa para cursar a faculdade de Gastronomia, foi um golpe de sorte do destino, para a lagunense que inicialmente decidiu optar pela hotelaria, pensando em fazer especialização em alimentos e bebidas, mas que com o decorrer do curso, acabou se identificando com o tema proposto.
Dona de uma rotina intensa, a focalizada atualmente desenvolve seu trabalho no Laguna Tourist Hotel: “É tudo bem corrido. Tem dias que chego a trabalhar mais de 12 horas. Os amigos reclamam que não tenho tempo, mas quando o hóspede sorri e agradece, vale todo o esforço físico e mental de estar ali atendendo da melhor forma possível”.
Filha de Cristiane e Adilson Mendonça, ela pontua o que não pode faltar como característica para quem atua na área: “Gostar do que faz é essencial, afinal se lida com todo o tipo de público”, avalia Helen, que não deixa de salientar os bons momentos que o serviço proporciona: “Conhecer pessoas de diferentes lugares e culturas, trocar informação e aprendizado superam qualquer desgaste físico e a falta de tempo”.
Sobre o maior desafio na hotelaria, ela cita: “Acho que o maior deles é não deixar transparecer para o hóspede quando há algo de errado, seja na vida pessoal ou profissional. É preciso ter maturidade para discernir as situações e prezar sempre por um atendimento de excelência, que evidencie ainda mais o hotel e o serviço desenvolvido por toda equipe”.
E não pense o leitor que a empatia pelo universo culinário se perdeu no caminho: “Sempre sonhei em passar meus dias dentro de uma cozinha, criando e produzindo pratos. Hoje a gastronomia acabou se transformando em hobby, que pratico com muito amor”. Além dos temperos, a profissional acumula outros prazeres nos momentos de folga: “Procuro colocar as séries e filmes, a leitura e o sono em dia, curtir os amigos em barzinho e shows com os amigos”.
Para o futuro, o aprendizado continua como foco principal: “Quero explorar um pouquinho de cada área dentro da hotelaria, morar fora do país por um tempo, seja estudando ou trabalhando, absorver e aprender com outras culturas e formas de viver a vida”.

Deixe seu comentário