Geral Saúde

Hospital amplia centro cirúrgico e recebe equipamentos

As falas
Inicialmente foi convidado a falar o médico Fernando Pache, que disse da satisfação de ver o hospital chegar naquele momento.
Na sequencia falou o deputado estadual Felipe Estevão, dizendo que também havia colocado “um tijolinho” naquelas conquistas.
Já o secretário André Ribeiro informou que, além desse investimento, o hospital de Laguna receberá nos próximos meses cerca de R$ 11 milhões, a serem aplicados no pagamento dos leitos de UTI Covid de janeiro e fevereiro, no custeio de manutenção da UTI geral, entre outros serviços da unidade e cirurgias eletivas.
“Oferecer os melhores serviços de saúde. Essa é a característica do governo Carlos Moisés. Estamos de fato muito presente nos municípios, investindo nas regiões. Entendemos que saúde pública de qualidade tem que estar próximo do cidadão. Essa é a nossa forma de fazer, gerando segurança em saúde para a população catarinense”, afirma o secretário.
A presidente do hospital, a médica Tatiana Mansur Blosfeld, destacou que o espaço começou a funcionar no fim do último ano e, já no primeiro mês de 2022, a unidade mais que dobrou o número de cirurgias, chegando a 130 no período.
“Vamos chegar a 260 cirurgias mês ou até mais. Damos início a um novo momento, a ampliação e todo o aparato tecnológico adquirido para o centro cirúrgico do hospital nos coloca em um novo patamar. Ninguém mais aguardará meses para realizar uma cirurgia de média complexidade. Com a UTI Geral, mais ninguém irá esperar anos por uma cirurgia de maior porte. Isso se traduz em cuidado humanizado e de qualidade. Viabilizado e realizado por um hospital e uma gestão pública que se importa com gente”, pontuou a Tatiana.
Ainda no seu discurso, a presidente agradeceu a atenção dada ao hospital pelo governador Carlos Moisés e pelo secretário da Saúde. “O excelente trabalho na saúde do nosso estado é nítido. Foi a política hospitalar catarinense que salvou este hospital e tenho certeza que não foi esse, mas todos os hospitais filantrópicos do estado.”
O prefeito Samir Ahmad destacou que as melhorias no hospital são uma grande conquista para Laguna e região. Além de ofertar uma saúde de qualidade, a estrutura vai ajudar no desenvolvimento econômico e social da região.
“É muito mais conforto e qualidade para nossa população. Isso mostra uma gestão segura, séria e eficiente do governo Carlos Moisés que não mede esforços em resolver problemas que até então julgávamos impossíveis de se resolver, como é o caso aqui. Hoje nosso hospital é resolutivo e vem apresentando os melhores resultados.”, disse o prefeito.
Equipamentos
Os equipamentos e materiais permanentes foram adquiridos com recursos do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde no valor de R$ 1,5 milhão. A aquisição dos itens possibilitou manter as cirurgias de urgência e emergência e dar início as cirurgias eletivas da campanha de mutirão pactuadas com o Estado.
Entre os itens estão camas hospitalares, perfurador, serra oscilante, kit’s e instrumentos ortopédicos, cardioversor, bisturi eletrônico, aparelhos de anestesia, torre de vídeo e demais materiais para oferecer um melhor atendimento aos pacientes do SUS.
Sobre o Hospital
O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos neste ano completa 167 anos de operação. Atualmente possui 112 leitos, sendo um Hospital Geral de Porte III, integrante da Rede Psicossocial e Rede de Urgência/Emergência, realizando cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia/obstetrícia, otorrinolaringologia, vascular, oftalmologia e em fase de implantação das cirurgias de urologia.
Conta com 26 médicos no seu corpo clínico e 206 funcionários ativos, entre equipe de enfermagem, serviço de apoio, serviço em psiquiatria, nutrição e dietética, suprimentos e administrativos.
A fala da presidente Tatiana Blosfeld
“Hoje damos início a um novo momento, a ampliação e todo o aparato tecnológico adquirido para o centro cirúrgico do Hospital de Laguna, logo nos colocando em um novo patamar. A partir desses investimentos, viabilizados por um convênio com o estado, aumentamos a capacidade do número de cirurgias, trouxemos um nível de segurança maior aos nossos pacientes, ampliamos a oferta de especialidades médicas. Por meio do aumento do repasse mensal, pela prefeitura de Laguna, foi possível, ao mesmo tempo, estruturar um serviço de Ortopedia com sobreaviso 24 horas para atender o paciente ortopédico do começo ao fim dentro do nosso hospital, trazendo mais conforto, facilidade e saúde aos nossos pacientes. Ninguém mais em Laguna aguarda meses para realizar uma cirurgia de fratura de média complexidade e agora, com a UTI Geral, mais ninguém irá esperar anos por uma cirurgia de maior porte. Isso se traduz em cuidado: humanizado e de qualidade. Viabilizado e realizado por um hospital e uma gestão pública que se importa com gente.
Passamos a ofertar um número maior de especialidades médicas: ortopedia, otorrino, vascular, cirurgia geral, Gineco-obstetrícia e esse leque de especialistas segue crescendo. Em com habilitação da UTI como geral, que ocorreu no começo do mês, o Hospital se prepara para ampliar o porte das cirurgias aqui realizadas trazendo, oficialmente, a alta complexidade ao Hospital de Laguna. Evoluímos e crescemos, sempre com sustentabilidade, gestão e transparência.
O Hospital de Laguna entra em uma nova era, um momento de novos olhares, de ampliar os horizontes, e se os senhores e senhoras me permitem, gostaria de fazer uma retrospectiva de todo o caminho que percorremos para chegar aqui.
Em 2019, à convite do dr. Fernando Pache, aceitei fazer parte da chapa que concorreria a direção do Hospital. Naquela ocasião, tínhamos um hospital falido, desacreditado e prestes a fechar as portas. Um ato de coragem, mas sobretudo, acreditar que ainda era possível um futuro diferente, promissor.
A partir disso, começamos o trabalho, primeiramente um estudo de viabilidade, que durou cerca de seis meses, para entendermos o cenário, e o que tínhamos: cerca de 15 milhões em dívidas, centenas de ações trabalhistas, dívidas com a União, Receita Federal, FGTS, fornecedores, colaboradores. Ausência de processos internos, ausência de credibilidade, um verdadeiro caos.
Com esse estudo em mãos, arregaçamos as mangas e traçamos algumas metas para gerenciar esse caos, reestruturar a saúde financeira e recuperar credibilidade financeira e moral desta centenária casa.
Começamos a dar os primeiros passos, foram inúmeras negociações, centenas de acordos trabalhistas, milhares de renegociações, muitos pedidos de desculpas e promessas de uma nova forma de fazer gestão. Um ano difícil, de muitas lágrimas e muito, muito trabalho.
Na virada de 2019, apesar de todos os esforços empreendidos, as dívidas ainda eram muito, e precisávamos chegar a 2020 porque tínhamos luz no fim do túnel, a política hospitalar catarinense havia sido aprovada e iniciaria o seu primeiro repasse. E esse era o respiro financeiro que permitiria ao hospital seguir adiante.
Mas para chegar em 2020, precisaríamos manter as portas abertas e foi nesse momento que tive a certeza de que um novo hospital era possível: os colaboradores aceitaram não receber o décimo-terceiro e apenas 1/3 de seus salários em pleno dezembro, para que o Hospital tivesse fôlego para chegar em fevereiro de 2020. E nesse momento, senhoras e senhores, eu vi que aqui existe mais do que trabalhadores, existem pessoas apaixonadas, dedicadas e que acreditam que é possível fazer diferente.
Chegamos em 2020, em fevereiro a política hospitalar veio e foi iniciado o projeto de reestruturação. Então veio abril e com ele, a pandemia. Mais um ano de incertezas e novas batalhas, mas já tínhamos um novo jeito de gerir, já tínhamos um planejamento, já estávamos minimamente organizados para entender onde nos posicionaríamos para poder ajudar, seguir nos reestruturando com sustentabilidade.
Durante esse período, recuperamos a credibilidade do hospital, manejamos todas as dívidas, reestruturamos nossos processos internos, implantamos grupos de melhorias contínuas, focamos em crescimento, cuidado e excelência, e ao mesmo tempo, enfrentamos com coragem, compaixão e acolhimento a pandemia que nos assolava.
Em junho de 2020, veio do Estado, o convite do secretário de Saúde, dr. André Motta para irmos a Florianópolis discutir a UTI, um sonho antigo da cidade. Mas olhávamos receosos pelo nosso recente histórico de dificuldades financeiras. Seria o momento certo para a UTI?
Os números de casos cresciam, o estado estava em alerta e necessitava de novos leitos de terapia intensiva para o enfrentamento da pandemia,e assim, mais uma vez, movidos pelo propósito de cuidar, aceitamos a missão e amparados pelo governo estadual, em incríveis 30 dias colocamos a UTI para funcionar. Mais uma prova da dedicação dos colaboradores dessa casa de saúde e de quanto faz diferença termos o amparo do poder público. Durante a pandemia, o Estado estreitou laços com a nossa direção, por ver o esforço aqui empreendido de fazer uma saúde pública de qualidade. E assim, diversas parcerias foram nascendo e nos ajudando a empreender e ofertar serviços de saúde com a qualidade que a população merece.
Ainda em 2020, tivemos a eleição municipal e o hospital ganhou novo parceiro, o prefeito Samir, que desde que assumiu sua gestão tem ajudado a direção a buscar um hospital muito mais resolutivo e sustentável. Um apoio sem precedentes do poder público municipal a esta casa centenária.
Chegou 2021, com a credibilidade recuperada, as finanças organizadas, começar a lapidar nossos processos, otimizar o tempo, os recursos, novas tecnologias. Olhamos com muito critério para nossa forma de fazer gestão. Contratamos empresas especializadas em melhorias de processos internos, iniciamos um treinamento para desenvolvimento das lideranças e uma transformação da cultura organizacional do hospital, buscando um hospital humanizado, acolhedor e compassivo não só para quem nos procura mas para quem aqui trabalha.
Realizamos todo um estudo e em dezembro de 2021, sentamos por uma semana inteira, a direção e todas as lideranças do hospital para pensarmos juntos um planejamento estratégico forte, sólido e que atendesse a expectativa de todos e o resultado não poderia ser melhor.
Elegemos indicadores para nortear o caminho dentro das perspectivas de sustentabilidade, mercado, processos internos e tecnologia, aprendizado e crescimento. Buscamos nos posicionar estrategicamente no mercado, visando a excelência no cuidar e temos muito clara nossa missão: oferecer uma assistência de forma acolhedora, responsável, humanizada e resolutiva para todos. Tudo isso feito em um processo colaborativo, de escuta e feito a muitas mãos.
E foi assim que terminamos o ano de 2021, com dívidas manejadas e honradas, com os salários em dia, décimo – terceiro pago adiantado e um plano de crescimento sólido para seguirmos desenvolvendo e galgando passos cada vez mais ousados para o Hospital de Laguna.
Sempre lembrando de onde viemos e baseado no que nos move, seguimos reescrevendo uma nova história, com excelência no cuidar.
Aqui quero fazer um agradecimento especial ao governo do estado em nome do governador Carlos Moisés e do dr. André Motta pelo excelente trabalho na saúde de nosso estado, é nítido, como relatei, que foi a política hospitalar catarinense que salvou este hospital e tenho certeza que não só este, como a todos os hospitais filantrópicos do estado.
Ao prefeito Samir, por toda a dedicação ao Hospital de Laguna e a parceria em nos ajudar a seguir crescendo.
O trabalho dos senhores, gestores públicos, é de extrema importância para o povo. A população depende de boas decisões dos senhores para seguir recebendo uma saúde de qualidade.
E para encerrar, eu gostaria de dizer a vocês quanto escutei de frases desencorajadoras quando tomei a decisão de assumir a presidência do Hospital, me diziam que esse hospital não tinha jeito, que isso e aquilo, nunca iria mudar, e que era inocência minha acreditar que era possível fazer diferente, e hoje eu digo, senhores, inocência é aceitar o mundo do jeito que é.
O escritor Miguel de Cervantes, escreveu que “mudar o mundo, meus amigos, não é loucura, não é utopia. É justiça”.
Muito obrigada”.

Deixe seu comentário