Gente de nossa terra

Ismael Pinto de Ulysséa

★14/06/1860
✝1º/06/1937

Nasceu em 14 de junho de 1860, em Laguna. Filho de Joaquim José Pinto de Ulysséa e de Alexandrina Pinto de Ulysséa.
Seu pai era violonista e instruído português que chegou à Laguna e logo se tornou um comerciante importante. Casou com Alexandrina Dias de Pinto, filha de João Pinho, morador de Laguna, e recebeu de presente de casamento uma casa que reformou para morarem, era a primeira residência da localidade com água encanada e hoje é ponto turístico por sua arquitetura e história, conhecida como Casa Pinto D’Ulyssea.
Ismael realizou os estudos iniciais na terra natal e se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro/RJ, em 22 de dezembro de 1883. Foi o primeiro do sul do Estado catarinense a se diplomar médico, conforme Ramiro Cabral Ulysséa, seu filho, que foi professor em Laguna.
Retornou à Laguna em 4 de janeiro de 1884 e foi Diretor do Colégio Externato Gama Rosa, que começou a funcionar em 1o de julho do mesmo ano. Com seu irmão, Saul Pinto de Ulysséa, funfou o jornal O Comércio, do qual foi Editor-Chefe.
Casou com Ana Guimarães Cabral de Ulysséa, com quem teve 19 filhos, entre eles, Otília, Juracy, Nicanor, Modeno, Murilo, Julieta, Laura, Tobias, Romeu, Heitor, Gilberto, Jandira, Leonor, Renato, Aurora e Ramiro – todos “Cabral Ulysséa”. A esposa era filha de Francisco Carlos Cabral e de Rita Guimarães Cabral. Seu cunhado, João Guimarães Cabral, foi Prefeito de Laguna.
Mais tarde, em 1917, junto de seu filho Romeu e seu irmão Saul, editou o jornal A Nota, fundado por Hugo Brinck Fischer, que era casado com Salomé Pinho de Ulysséa, sua irmã. Escreveu artigos sobre a doutrina espírita e os publicou no jornal O Albor, de Laguna.
Ainda em Laguna, foi médico do Hospital do município, a partir de março de 1888, em substituição a Rego Barros, e Delegado Literário (Delegado de Ensino), nomeado em 4 de janeiro de 1890.
Eleito Deputado ao Congresso Representativo de Santa Catarina (Assembleia Legislativa), pelo Partido Republicano Federalista, com 5.224 votos, participou da 1ª Legislatura (1892-1893) e foi Deputado Constituinte de 1892.
Faleceu em 1º de fevereiro de 1937.

Deixe seu comentário