Profissional em destaque

Juliana Silva de Jesus

No primeiro dia de aula, a professora Juliana Silva de Jesus se deparou com um grande desafio, ao sentir o desinteresse de muitas crianças pela leitura. Passados seis meses, grata surpresa ao ser abordada por uma de suas alunas que mostrava certa resistência: “Sabia que minha avó tem muitos livros em casa? Falam sobre países e tem alguns de história também. Estou gostando muito de ler”, confessou. Não é preciso dizer o quanto a profissional vibrou ao ver uma semente plantada dando seus primeiros frutos.
Filha do saudoso Nivaldo e de dona Adelaide, a focalizada que é natural de Santos, começou seus estudos na área da Enfermagem, mas teve de interromper com a chegada do primogênito, Diego: “Não estava nos meus planos, mas fui viver todas as delícias e aventuras da maternidade, abdicando de todo resto”. Com a volta aos estudos, e a exigência de período integral que a faculdade exigia, apostou então na Pedagogia: “Foi minha melhor escolha. A oportunidade de transferir o conhecimento, auxiliar na formação de um ser humano é fascinante e compensador”, analisa.
Casada com Sérgio, a professora que atualmente dedica-se a uma carga horária de 40 horas deixa claro que a rotina não é fácil:” Acordo cedo, arrumo as coisas em casa e sigo para a primeira jornada de trabalho. Chego para o almoço, que muitas vezes preciso ainda terminar, arrumo as crianças para escola e vou para a sala de aula novamente. À noite, além dos serviços domésticos e dos cuidados com os filhos, muitas vezes ainda encara mais uma empreitada: “Elaboro provas, corrijo trabalhos e finalizo planos de aula. Muitas vezes ultrapasso a madrugada debruçada nos materiais”.
Quando questionada sobre o maior desafio do professor nos dia de hoje, ela é objetiva: “Ser mais atrativa que o “tio Google”. Hoje, através de um site de busca é tão mais fácil ter o mundo em suas mãos, do que procurar em um livro ou prestar atenção em sala de aula, que motivar os alunos e oferecer novidades é minha meta diária”.
Nos momentos de lazer, é aos filhos que procura se dedicar: “Nossa semana já é corrida o bastante, então, sempre que tenho uma folga, procuro estar com o Diego e a Tainá, seja passeando, brincando, interagindo e acompanhando de perto o crescimento dos meus amores”, finaliza.

Deixe seu comentário