A Le Monde nasceu em 2001 com objetivo de implantar e consolidar a marca Citroën em Santa Catarina. No dia 11 de julho daquele ano, a primeira concessionária Citroën do estado iniciava suas operações na cidade de Blumenau.
Com a instalação da fábrica no Brasil, na cidade fluminense de Porto Real para produzir o Xsara Picasso, a Citroën iniciou uma forte fase de expansão no território brasileiro através da abertura de uma sólida Rede de Concessionárias.
Em Santa Catarina, coube a Família Füchter o compromisso de fazer a marca iniciar a comercialização dos primeiros veículos e peças originais.
Depois da Le Monde Blumenau, vieram Florianópolis (2001), Joinville (2002), Criciúma (2005), Itajaí (2006), Lages (2008), Jaraguá do Sul (2009) e Tubarão (2010). Em 2013, em razão do aumento do parque circulante, a Le Monde transferiu sua filial de Itajaí para a cidade de Balneário Camboriú a fim de dar mais conforto aos seus clientes.
Com uma proposta diferenciada de trabalho, a Le Monde inovou desde o início elaborando estratégias de marketing e relacionamento inéditas para o segmento automotivo. Esse fato deu uma grande visibilidade aos produtos da marca que com seu design e tecnologia conquistaram uma fatia importante dos consumidores das classes A e B.
Além disso, ações também inovadoras na gestão dos processos de atendimento prestado aos clientes e no relacionamento com seus colaboradores fizeram a empresa experimentar um crescimento rápido que a posiciona atualmente entre uma das três maiores concessionárias da Citroën no país e um dos maiores grupos do segmento automotivo catarinense.
Em 15 anos de operações, a Le Monde comercializou mais de 40 mil Citroën 0km criando uma frota circulante dos veículos da marca que em algumas das cidades chega a representar quase 5% do total de veículos emplacados.
Atualmente, a média de participação de mercado da marca Citroën nas cidades onde a Le Monde atua é na ordem de 3,5%, mas como não comercializa carros populares esse percentual salta para quase 8% se analisados somente a parcela dos veículos comprados por particulares, foco de atuação da empresa.
Em relação a qualidade, a Le Monde conseguiu também se diferenciar entre as concessionárias do Brasil, alcançando os melhores índices de satisfação entre os usuários dos veículos da marca.
Em 2015 a Le Monde foi líder tanto em satisfação de pós-vendas como em satisfação de clientes que compraram veículos novos, recebendo a importante premiação TOP QUALIDADE da montadora. Outra importante conquista que merece destaque nesse momento de comemoração dos seus 15 anos de atividades, foi a distinção que a Le Monde recebeu em Paris da diretoria mundial da Citroën como uma das melhores concessionárias da marca no planeta. O prêmio CITROËN AWARDS foi conquistado nos anos de 2013 e 2014 colocando uma empresa de Santa Catarina em destaque no cenário mundial.
“Nossa empresa sempre baseou seus trabalhos no respeito as pessoas, na ética, na inovação e na identidade com os clientes. Isso nos fez fortes! Estamos totalmente orientados a ouvir as pessoas que usam nossos serviços”, diz Nelson Füchter Filho, diretor geral da Le Monde.
“Em tempos de mercado em retração só sobreviverão as empresas que tiverem fundamentos sólidos, em especial nos quesitos de satisfação dos clientes, na produtividade e eficiência dos seus colaboradores e de seus processos de gestão, além é claro, de uma estrutura sólida de capital. Esses fundamentos tornam a empresa uma verdadeira fortaleza, capaz de enfrestar os obstáculos que o mercado nos impõe a cada dia! E é nisso que acreditamos quando planejamos nosso futuro“, conclui Nelson.
Atualmente a Le Monde possui aproximadamente 250 colaboradores que atuam nas oito concessionárias do grupo nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú, Criciúma, Lages, Jaraguá do Sul e Tubarão. As concessionárias são completas, possuindo showroom de carros novos e usados, departamento de pós-vendas para manutenção dos veículos, amplo estoque de peças e acessórios originais.
A Le Monde comercializa toda a gama de veículos das marcas Citroën e DS disponíveis no mercado brasileiro. São eles: Citroën C3; Citroën AirCross; Citroën C4 Lounge, Citroën C4 Picasso, Citroën Grand C4 Picasso; e a linha premium DS3, DS4 e DS5.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.