Perfil

Luis Gustavo de Oliveira Zanin

Na semana em que os holofotes foram voltados para inauguração da primeira ponte estaiada em curva do Brasil suspensa por estais centrais, nada mais justo do que a coluna reverenciar Luis Gustavo de Oliveira Zanin, um dos profissionais que esteve à frente do projeto e com muita determinação, junto a toda equipe de trabalho, deixam para a cidade além da grandiosa obra, um legado e o exemplo de que com planejamento e competência tudo é possível. Formado em Engenharia Civil e Agrimensura, o filho de dona Helena e de “seo” Antônio iniciou sua trajetória profissional em São Paulo: “Trabalhei por 14 anos em uma pavimentadora, até chegar a Camargo Correa, onde estou há oito anos”. Na atual empresa, Zanin executou obras como a Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na Vale, em São Luis do Maranhão, a Estrada da Batalha, em Recife, entre outras, até o início da ponte, em 2012: “Este projeto é sem dúvida a consagração da minha carreira. Foi escolhido inclusive pelo segundo ano consecutivo como a obra padrão do ano pela construtora, reconhecido com o selo Platinum, pela excelência nas bases de segurança, qualidade e gestão, sustentabilidade, compromisso com resultados, transparência, liderança, pensamento estratégico, senso de responsabilidade e inovação”. Casado com Maria Aparecida, pai de Guilherme, Leonardo e Nicholas, ele revela o sentimento que a família nutre por Laguna: “Já vivemos em outras cidades, mas a terra de Anita nos recebeu de braços abertos. Fizemos muitas amizades, fomos muito bem recebidos. Sabemos que o município ainda tem muito o que desenvolver, mas o que fica é a imagem de um povo muito hospitaleiro”, define. Tamanha empatia, faz até mesmo surgir a possibilidade de fixar raízes: “Eu e minha esposa levantamos a ideia de comprarmos uma casa aqui. Brinco que deve ter sido a água da fonte da carioca que nos despertou o fascínio, mas tudo dependerá da próxima obra para qual serei recrutado”. Sobre a Ponte Anita Garibaldi, o engenheiro a define como um “sonho materializado” e inclusive pontua alguns dos diferenciais do novo cartão postal:  “Com a ajuda de um equipamento (BERD) vindo de Portugal, conseguimos agilizar a parte da obra realizada em terra, confeccionando até seis vãos da ponte em único mês. Isto nos permitiu a chance de finalizarmos cada etapa praticamente dentro do esperado pela Construtora”. Encerrando a entrevista, o focalizado mostrou-se feliz com a interação de toda equipe e a entrega da obra: “O engajamento dos gestores, o entendimento de que era preciso tratá-lo como um negócio de nossa propriedade, que dependeria de cada uma para alcançarmos o sucesso, despertou a força de vontade, desde os gerentes sendo transmitido à todos os colaboradores, independente da função. Paralelo a isto, somos todos sabedores do quanto a ponte será um alívio para os usuários deste trecho da BR. Acompanhamos este sofrimento nos últimos anos e falo em nome da equipe e do quanto estamos felizes. Essa obra representará muito para o desenvolvimento de toda região”.

Deixe seu comentário