Variedades

Luiz Carlos Cancellier assume reitoria da UFSC

Excelência acadêmica e uma universidade inclusiva, que garanta a permanência, foram os ideais defendidos pelo novo Reitor da UFSC, Luís Carlos Cancellier de Olivo, em seu discurso na solenidade de transmissão dos cargos de Reitor e Vice-Reitora, na noite da última terça-feira (10, em nossa capital. Ele falou também em colocar a Universidade acima de todas as diferenças, que, no entanto, devem ser respeitadas. “A Universidade é um lugar de pluralidade, de diversidade, seja na produção intelectual, seja nos costumes. A Universidade não tem só um pensamento”, destacou.
Cancellier e a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann receberam o cargo de Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco para mandato de quatro anos, até 2020. Na mesa de autoridades, além dos quatro, estava o procurador geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, como representante do governador Raimundo Colombo. No palco também estavam os integrantes do Conselho Universitário. Os ex-reitores Álvaro Prata, Lúcio Botelho, Rodolfo Pinto da Luz e Ernani Bayer também estavam presentes, assim como David Ferreira Lima, filho do primeiro reitor da UFSC, João David Ferreira Lima e o presidente Ademir Arnon, da Associação Catarinense de Imprensa.
Logo no inicio da cerimônia, antes da execução do Hino Nacional, um grupo com cerca de 70 estudantes entrou no auditório, subiu no palco e pediu a palavra: eles queriam uma resposta de Cancellier a respeito da Moradia Estudantil, que é insuficiente para a quantidade de alunos da UFSC em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Após o pronunciamento dos estudantes, eles marcaram encontro com o novo reitor, que àquela altura ainda não assumira o cargo, para o dia seguinte no prédio da Moradia. A solenidade então prosseguiu com os hinos, executados pela Orquestra de Câmara e o Madrigal da UFSC, e pronunciamento do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em vídeo, mostrado no telão.
Como primeiro ato, Cancellier deu posse à nova vice-reitora, Alacoque.
Discurso
Cancellier citou o protesto dos estudantes no início da solenidade como exemplo da dinâmica social e política na UFSC e pediu “o apoio da experiência e da sabedoria” dos ex-reitores presentes, inclusive Roselane e Lúcia. Citou as antecessoras também quando homenageou todos os candidatos que participaram da consulta à comunidade universitária para escolha do reitor, em outubro e novembro do ano passado, de que participaram também Cláudio José Amante e Rogério Cid Bastos, Edson Roberto De Pieri e Carlos Alberto Marques e Irineu Manoel de Souza e Mônica Aparecida Aguiar dos Santos. “Todos ao final fomos vencedores”, declarou.
Em seguida foram empossados os pró-reitores e secretários da nova gestão:
Pró-Reitor de Graduação: Felício Wessling Margotti, Pró-Reitor de Pesquisa: Sebastião Roberto Soares, Pró-Reitor de Pós-Graduação: Sérgio Fernando Torres de Freitas, Pró-Reitor de Extensão: Rogério Cid Bastos, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis: Pedro Luiz Manique Barreto, Pró-Reitor de Administração: Jair Napoleão Filho, Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas: Carla Cristina Dutra Búrigo, Chefe do Gabinete do Reitor: Áureo Mafra de Moraes, Diretor Geral do Gabinete do Reitor: Alvaro Guillermo Rojas Lezana, Assessor Institucional: Gelson Luiz de Albuquerque, Secretário de Aperfeiçoamento Institucional: Luiz Henrique Urquhart Cademartori, Secretário de Planejamento e Orçamento: Vladimir Arthur Fey, Secretário de Relações Internacionais: Lincoln Paulo Fernandes, Secretária de Cultura: Maria de Lourdes Alves Borges, Secretário de Segurança Física e Patrimonial: Leandro Luiz de Oliveira, Secretário de Obras, Manutenção e Meio Ambiente: Paulo Roberto Pinto da Luz, Secretário de Inovação: Cláudio José Amante, Secretário de Desportos: Edison Roberto de Souza, Secretária de Ações Afirmativas e Diversidade: Francis Solange Vieira Tourinho e Secretário de Educação a Distância: Marcos Baptista Lopez Dalmau.
O encerramento da sessão solene foi novamente com a Orquestra de Câmara e Madrigal, sob regência da maestrina Miriam Moritz, que executaram “Blackbird”, dos Beatles, e o Rancho de Amor à Ilha, hino de Florianópolis.

Deixe seu comentário