Perfil

Maria de Lourdes de Medeiros Vieira

Atuante nas festas de Santo Antônio, ela integra o grupo de mulheres que há cerca de oito anos organiza um brechó no Centro Cultural

Figura benquista em sua terra natal ou em Florianópolis, onde reside, Maria de Lourdes de Medeiros Vieira, carinhosamente conhecida por Neneca deixou Laguna ainda na adolescência, mas mantém seu coração ligado as suas raízes. O apelido, ela revela de prontidão, como aconteceu: “Minha avó costumava me chamar de “boneca”. O meu irmão Juarez, ainda pequeno, não conseguia pronunciar e falava “Neneca”. Desde então levo esse pseudônimo por toda vida”.
Mãe de Mariana, que está à espera de Lucas, ela não esconde a ansiedade pela chegada do pequeno: “Sempre sonhei em ser avó e já começamos os preparativos para recebê-lo com todo amor e conforto. Não vejo a hora de ter meu neto em meus braços”.
Formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, ela iniciou sua carreira no Magistério ainda em terras lagunenses e seguiu para Joinville após casar-se com Cirilo: “Lecionei por muitos anos no Colégio Bom Jesus. Depois, na capital, atuei na Secretaria de Administração até concluir o tempo para minha aposentadoria”.
Atuante nas festas de Santo Antônio, ela revela que sua devoção pelo padroeiro começou ainda menina: “Morava próximo a Matriz e gostava muito de ajudar dona Santilina Wendhausen, que na época era a responsável. Arrumava o altar e auxiliava na manutenção dos vasos de flores”, recorda. Acumulando no currículo a experiência como festeira, ela lembra dos desafios enfrentados na época: “Confeccionávamos todos os docinhos que eram vendidos e ainda não existia um espaço para realização da quermesse, o que dificultava ainda mais os trabalhos e deixava tudo mais improvisado”.
Integrante do grupo de mulheres que há cerca de oito anos organiza um brechó no Centro Cultural durante os dias de festa, ela afirma que a equipe liderada por Teresa Crippa já está projetando o espaço para 2017: “Mal desmontamos este ano e já estamos na busca por novas doações. É um trabalho voluntário feito com muito amor, do qual me orgulho muito em fazer parte”, finaliza.

Deixe seu comentário