Aos 90 anos, esbanjando lucidez e vitalidade, dona Maria de Lourdes Goulart Barreto passa conectada grande parte do seu dia. Em meio as conversas com parentes e amigos através do aplicativo whatsapp ou desbravando o mundo virtual, ela abre mão do celular e do notebook para realizar suas orações e cumprir suas atividades diárias.
Natural de Imaruí, ainda na juventude, incentivada pela mãe, Mercedes, realizou um curso de Corte e Costura com uma famosa professora em Orleans. A partir daquele momento nascia “Lourdinha da dona Mercedes”: “Confeccionei vários vestidos de noivas e inclusive cheguei a costurar para a socialite carioca Lourdes Catão, que passava férias em Imbituba”, recorda a focalizada que teve inclusive uma de suas criações premiada em um Concurso de Moda da “Bangú Tecidos”, realizado no Clube Anita Garibaldi, no Campo de Fora, nos idos de 1960.
Mãe de Flávio, Fernando, Maria de Fátima, Albertina e Suzana, o dinamismo e a forma arrojada como leva a vida é sua marca registrada desde sempre: “Concluí o Magistério, paralelo a criação dos filhos, a administração da casa e a costura. Tive a oportunidade de lecionar em escolas de Imaruí, Imbituba e Laguna. Aliás me aposentei como diretora da Escola Saul Ulysséa”.
E para quem pensa que a máquina de costura ficou apenas na lembrança, ledo engano. O instrumento ainda se faz presente no apartamento onde dona Lourdes reside em Florianópolis. Para ocasiões especiais, com muito capricho, ela não abre mão de idealizar e confeccionar suas peças, repleta de detalhes e acabamentos.
Se o assunto é curtir a vida e os bons momentos, ela indica um de seus passeios prediletos: “Saio muito com minhas filhas e gosto de passar alguns dias no Hotel em Águas Mornas. Considero o melhor lugar depois da minha casa”, confidencia.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.