Geral

Movimento O Sul é o Meu País comemora 30 anos de fundação

Neste dia 9 de abril o Movimento O Sul é o Meu País comemora exatos 30 anos de fundação. Para comemorar esta data, a comissão nacional promove no canal oficial da entidade no Youtube (www.youtube.com/c/Sullivre) e na fanpage oficial no facebook (www.facebook.com/sullivre.oficial) uma Live com a presença de cinco líderes da entidade, Nãna Freitas, Vivi Jacobini, Marcelo Fabiano Lara Cardoso e ainda o presidente nacional do Movimento Emilio Glienke e um dos fundadores do Movimento, jornalista Celso Deucher.
A live inicia às 20 horas e terá os canais abertos a participação de todos. No evento também serão anunciadas diversas novidades sobre os próximos passos da entidade que defende a independência da região Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
História
De acordo com Celso Deucher, o Movimento O Sul é o Meu País foi fundado aqui em Laguna, terra de nascimento da heroína Anita Garibaldi no dia 9 de abril de 1992. Neste dia reuniram-se informalmente um grupo de 10 compatriotas Sulistas liderados por um dos maiores ativistas do separatismo do Sul, o advogado e historiador Adilcio Cadorin. Assinaram o livro Ata como fundadores, Paulo Roberto Lopes, Hilário Pereira, Neire M. Brum Stüpp, Ivete Scopel, José Augusto Alles, Silas Pacheco, Zenon Faísca, Carlos Alberto Izidoro e Natanael Coelho.
“Juntaram-se a este grupo, em pouco mais de duas semanas, outros 30 novos integrantes e no dia 26 de abril de 1992 era eleita e empossada solenemente em Laguna a primeira Comissão do Movimento Separatista O Sul é o Meu País. O nome dado à organização foi uma contribuição do delegado Oscar Pacheco dos Santos, que fundou e liderou por muitos anos o Movimento no estado do Paraná”, informa Deucher.
Ainda segundo ele, passados 30 anos, a entidade amadureceu, cresceu e expandiu-se para todo o território Sulista. “Hoje está presente em mais de 950 municípios da região Sul do Brasil e é o Movimento desta natureza mais organizado da América Latina. Além disso é reconhecido internacionalmente pelas ações pacíficas e de democráticas que promove, como os dois Plebisul que realizou em 2016 e 2017”, finaliza.

Deixe seu comentário