Letícia Zanini

Mulher… um dia é pouco!

Uma data muito especial, não apenas porque somos lembradas, mas porque traz consigo um significado histórico, que nos remete a momentos de sofrimento e dor. No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher!
Pela luta de muitas mulheres por melhores condições de vida e trabalho. Em nome de todas as mulheres que batalham pela igualdade de direitos, que não desistem, mesmo diante de tantas adversidades, é que escrevo esta coluna. Vocês mulheres inspiradoras, que transformam as suas próprias vidas e que geram a vida de outros, merecem todo o meu respeito.
No mundo corporativo, elas que têm alcançado cargos estratégicos e provado seu papel de tomadora de decisão e transformação na sociedade. Ocupam lugares que antes eram dominados apenas por homens e, com beleza, delicadeza e muita competência, entregam resultados fantásticos.
Não bastasse toda a rotina comum a todos os seres humanos, foram pensadas para serem flexíveis, ágeis e adaptáveis. Flexíveis para que se adaptassem a várias rotinas e papéis em um único dia. Ágeis porque precisam estar em muitos lugares quase que ao mesmo tempo. Adaptáveis porque o mesmo colo que gesta, acalenta, e emana amor é forte o suficiente para perdas muitas vezes irreparáveis.
E afinal, o que podemos aprender com as mulheres?
Escuta ativa: Apesar de levarem a fama de falarem demais, as mulheres conseguem, com exímia habilidade, ouvir atentamente e se colocar no lugar do outro. No seu papel de mãe, amiga ou esposa, quantas vezes já fez isso?
Diversidade de papéis: Já perceberam quantos papéis tem uma única mulher? Saem cedo, arrumam casa, filhos, oferecem colo às amigas, ajudam suas famílias, ufa!!! Quantas personas em um único ser. Às vezes reclamam, mas essa diversidade, permite o autodesenvolvimento e promove uma visão sistêmica.
Foco nos detalhes: O foco nos detalhes é uma característica acentuada nas mulheres, querem tudo perfeito – às vezes exageram – para que tudo seja finalizado com êxito.
Mulheres e seus inúmeros papéis, são mães, profissionais, esposas, amigas, donas de casa…enfim, por estes e outros motivos é que esta data deve ser lembrada e principalmente, comemorada, pois elas, ah, elas fazem toda a diferença.
Parabéns mulheres!

Deixe seu comentário