Esta semana novas doações foram recebidas pelo Museu Anita Garibaldi. São duas telas, uma pintada pelo artista de fama internacional, Martinho de Haro e outra por Zuleika Maria Duarte Varella, artista e viúva do saudoso desembargador João Eduardo Souza Varella. A entrega das obras foi realizada na tarde de terça-feira (2), no gabinete do prefeito Everaldo dos Santos e contou com a presença do secretário de Turismo, Lazer e Comunicação, Iberê Aguiar Jacques e do jornalista Marcio Carneiro.
A tela pintada há mais de 70 anos por Martinho de Haro é o retrato de dona Itamar de Souza Varella, mãe do desembargador João Eduardo. A outra obra é uma pintura do antigo casarão dos pais, Itamar (de Souza) e Antonio Nunes Varella, e dos avós do desembargador, Aurora (Bortoluzzi) e João Tomaz de Souza. Lembrando que em 1968 a residência foi demolida para a construção da agência atual do Banco do Brasil.
Zuleika, explica que após a perda do marido, em 2014 saiu da casa onde moravam para um espaço menor. “Nossa casa em Florianópolis era muito grande. Optei por um apartamento menor e fiquei sem espaço para essas e tantas outras peças. Como fazem parte da história do município, meu primo Edison Piccoli, sugeriu que ambas fossem doadas ao Museu de Laguna. Fiquei muito satisfeita com a ideia”, relatou.
O quadro do antigo casarão da família do desembargador ficava no gabinete dele, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e foi pintado por Zuleika a partir de relatos e uma foto em preto e branco. “Ele era apaixonado por essa cidade. Sei que muito ficaram tristes quando a casa foi derrubada. Pintei essa tela para presentear ele. Quando estava quase acabando, recebi a foto. Fiz quase tudo com base de pesquisa e relatos de quem conheceu o lugar”, revelou.
O prefeito Everaldo dos Santos elogiou a doação ao Museu. “O desembargador João Varella era uma pessoa muito querida. Essas obras que contam um pedaço da história dele e de Laguna são um grande presente. Ficamos muito felizes com essa doação”, pontuou.
O secretário Iberê Jacques, de Turismo e Comunicação também agradeceu a confiança da família em deixar o Museu responsável pelas obras. “Mais uma vez mostra que as pessoas valorizam a cultura da nossa cidade. A obra de um famoso artista, retratando a figura de uma importante família do município e outra uma casa que, hoje, teria um valor histórico inestimável, com toda a certeza vão valorizar o nosso acervo”, avalia.
Quem foi João Eduardo Souza Varella
Natural de Joaçaba, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), João Eduardo de Souza Varella e presidiu a entidade entre fevereiro de 2009 e de 2010, e que como tal assumiu o cargo de governador do Estado entre 21 de janeiro e 1º de fevereiro de 2010. Varella também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na de 2008 a 2009. Ele faleceu aos 74 anos, em 9 de fevereiro de 2014.
Martinho de Haro, um artista catarinense de renome mundial
Martinho de Haro nasceu em São Joaquim no ano de 1907 e faleceu em Florianópolis em 1985. É conhecido por pinturas de paisagem, costumes regionais, a figura e a natureza-morta. Em sua grande maioria retratam Florianópolis. Aprendeu técnicas de pintura com grandes nomes brasileiros e em uma viagem à França foi companheiro de artistas como Di Cavalcanti, Noêmia Mourão e por algum tempo, Orlando Teruz.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.