Ontem eu precisei fazer algumas reflexões ao assistir um vídeo sobre abundância. Nesse vídeo, a apresentadora falava a respeito de algumas crenças que podemos ter sem nem sabermos. Crenças essas que limitariam as nossas atitudes e, consequentemente, nossos resultados. E uma das coisas que eu percebi é que uma das crenças que provavelmente mais me atrapalhou e talvez atrapalhe boa parte das pessoas é a de que não se pode ter tudo. Quantas vezes ouvimos e assimilamos essa frase ao longo da nossa vida?
Ou você tem dinheiro ou um trabalho de que gosta. Ou sua carreira decola ou seu relacionamento é feliz. Ou você tem filhos ou se dedica à carreira. Ou você tem saúde ou tem sucesso. Talvez consiga acumular um pouco mais, mas tudo? Saúde, carreira de sucesso, dinheiro, família feliz, tempo livre, amigos…? Não. Tudo não dá, você precisa escolher e se contentar com a sua escolha. Não sei se você reparou, mas essa afirmação parece muito ridícula, se analisada racionalmente. Por que ter felicidade em uma área da sua vida irá impossibilitar o seu sucesso em outra? Simplesmente não faz sentido.
Não se pode ter tudo… De que forma essa afirmação pode estar afetando a sua vida? Que áreas você pode estar prejudicando, mesmo que inconscientemente, por acreditar que alguma coisa necessariamente precisa dar errado? Quantas vezes você olhou para a sua vida em um momento muito feliz e pensou aflito: “Está tudo dando muito certo…vai acontecer alguma coisa”. Por quê? Por que precisa acontecer alguma coisa? Como se existisse alguma lei compensatória que irá tirar algo de você… porque “não se pode ter tudo”.
Vamos lá, pense comigo: Que tal começar a entender que sim, você pode ser pleno e realizado em todas as áreas da sua vida? Que tal compreender que isso não faz de você um ingrato, mas sim alguém que entende que está aqui para ser feliz e gerar felicidade? Que tal assimilar que querer mais não significa desprezar o que tem? Você pode sim, ter tudo. É um direito seu correr atrás disso e fazer com que aconteça. Suas escolhas, seu caminho. Não permita que uma suposta lei do universo criada em um momento de opressão decida como você viverá a sua vida. Você merece mais. Você pode mais.
Gabriela Besen Pedroso – www.gabrielapedroso.com.br