Letícia Zanini

O ser humano e sua intolerância!

Vivemos momentos de extrema falta de tolerância, isso serve tanto para pessoas como para fatos. O ser humano tolerante é aquele que suporta e aceita pensamentos e atitudes diferentes das suas. O termo, que vem do latim “tolerare” significa “suportar”, “aceitar”. Essa é uma característica que nos faz viver harmonicamente – ou não, em sociedade, família e amigos.

Vamos pensar na prática, como você reage quando o seu gestor fala algo diferente sobre o belo projeto que você fez, mas que na visão dele apresenta inúmeras falhas. Ou, como você se porta quando um amigo defende um partido político ao qual o seu faz oposição?! Quantas brigas em família já se formaram e se perpetuam por falta de tolerância? E, como consequência dessa situação, segue o reforço da falta de humildade, isso mesmo, aquela nossa incapacidade de pedir perdão, de reconhecer que erramos.

Compartilho com vocês situações que já presenciei e que são bons exemplos de intolerância. Imaginem a seguinte cena, você é cliente de um estabelecimento que lhe vendeu um produto e não entregou na data aprazada em razão de erros ocorridos ao longo do processo. Você, cliente tolerante, espera uma, duas semanas…e, quando você questiona ao dono do estabelecimento, entre inúmeras desculpas, ele lhe diz que não vai perder o sono pelo valor da sua encomenda.

Quer exemplo melhor que este para representar o quanto a intolerância nos deixa cegos? O quanto ela pode impactar na sua carreira e no seu negócio? Fico me questionando sobre qual o fim desta organização? Pensem comigo, o dono do negócio –  aquele que deve ser exemplo, trata seus clientes desta forma, o que esperar do resto de sua equipe? A intolerância é tóxica, contagia, cega, nos torna vaidosos demais, nos faz acreditar que nossa forma de ver o mundo é a única.

Tenho certeza que ao ler isso você lembrou de inúmeros casos de intolerância que você vivenciou, certo? E os que você fez para algumas, você se recorda? Se tivesse a oportunidade de reviver aquela cena o que faria diferente? O que você pode aprender com essa situação e melhorar em suas ações futuras? Não se iluda, não controlamos o externo, não controlamos o outro, só temos controle sobre o que fazemos. Que tal começar por você? Por um mundo com pessoas exercitando com mais disciplina a tolerância! E que tenhamos consciência que o primeiro passo depende só de mim e de você, querido leitor. Pense nisso!

Deixe seu comentário