O secretário de Desenvolvimento Regional, Robson Caporal anunciou esta semana que com a presença de professores e representantes da Associação de Pais e Professores da Escola de Educação Básica Ana Gondin, do bairro de Magalhães, foi assinado com a empresa E.S.E CONSTRUÇÕES LTDA, um contrato na ordem de R$ 6.450.475,24, para execução das obras de estrutura de uma nova edifi cação, com três pavimentos, ginásio de esporte e vestiários, totalizando 4.239,39 metros quadrados de área construída e a urbanização de 5.172 metros quadrados. Caporal também disse que todos foram apresentados os prazos e acordadas às partes, questões referentes a transferência dos alunos do Programa Mais Educação, além de retirada de materiais como aberturas, telhas, fi ação e outros materiais que possam ser aproveitados antes da demolição da antiga estrutura.
Sobre a obra
De acordo com RobsonCaporal, “é muito importante a conquista desta obra, até porque virá atender as necessidades da unidade escolar que assim estará completa num novo momento. Quanto a ordem de serviço, Caporal antecipou que ela será assinada pelo governador Raimundo Colombo, que virá à cidade e regiãopara acompanhar diversas obras.
A história do Ana Gondin
A Escola de Educação Básica “Ana Gondin”, mantida pelo Estado e administrada pela Secretaria de Estado de Educação – SED, iniciou suas atividades a 19 de abril de 1935, como Grupo Escolar atendendo, na época, 130 alunos aproximadamente de 1ª a 4ª série. A Escola recebeu este nome em homenagem a Ana Amaral Gondin, eminente professora, que residia no bairro de Magalhães e que era descendente de franceses. Ela nasceu em São José, a 20 de julho de 1853 e faleceu em Laguna a 07 de novembro de 1931, à Rua “Conselheiro Lamego”, próximo a Pedreira. Sua genitora, Luiza Amaral Gondin, teve outras fi lhas: Josefina, Alda, Maria Luiza, Albertina e Laura, genitora do Dr. Ivo de Aquino Fonseca, infl uente político em Santa Catarina, que, até a década de 50, foi senador da República. Ana Gondin começou a lecionar no ano de 1893 e aposentou-se em 1923, com 30 anos de relevantes serviços prestados como professora pública estadual. Lecionou inicialmente em Pedras Grandes, Jaguaruna e, fi nalmente Laguna. Durante o tempo em que lecionou em Laguna, instalou sua escola à 16 de abril, numa casa de esquina entre a hoje Avenida João Pessoa e a Praça Souza França, onde residiu Otávio Capanema. Posteriormente, sua escola funcionou à rua “Custódio Bessa” e, por último, dona “Nininha”, como era conhecida, instalou-se à Rua Voluntário Carpes, tendo como auxiliar Ondina Pinho. A professora Ana Gondin teve seu nome ligado ao Grupo Escolar por sugestão do jornalista José Duarte Freitas. Ao rever seu passado, cada um dos que naquela Escola iniciou a marcha na estrada para a vida, terá que citar que os primeiros dias escolares foram na Escola Básica Ana Gondin. A estrutura, de então, era de cinco salas de aula, uma Secretaria, um Gabinete do Diretor, uma sala para Educação Física, uma modesta Biblioteca e um pátio coberto, onde funcionavam a cozinha e os sanitários dos alunos. A primeira ampliação foi em 1967, com a construção de nove salas de aulas e uma quadra de esportes. Cinco anos após, em 1º de março de 1972, com o aumento da clientela, foi transformado de Grupo Escolar para Escola Básica Ana Gondin, conforme decreto nº 66/ SEE, Parecer 29/72. Atendia em média, na época, 700 alunos de 1ª a 8ª série do 1º Grau. Em 1981, o prédio recebeu a segunda reforma, sendo construídos dois sanitários para os alunos, duas salas de aulas e um Gabinete Dentário. Em 1985 foi criado o Pré – Escolar, sendo, então, o corpo discente formado por 800 alunos. Já em 1992, a Escola Básica sofreria outra transformação, desta vez alcançando o porte colegial sendo criado o Curso de Educação Geral (2º Grau), com mais de 750 alunos, em três turnos. Passou, então, o “Colégio Estadual Ana Gondin” segundo Parecer nº 265/92. Em 1993, foram construídas mais duas salas de aula, dois módulos para o pré- escolar e uma sala aos professores. Em 1995, o espaço físico seria ampliado com a construção de uma sala para a Orientação Educacional e outra para a Administração Escolar. Participando de um projeto de capacitação do adolescente ao trabalho, denominado PROFORT, promovido pelo Governo do Estado, em parceria com uma empresa de informática, a School Basic, em 1996, o Colégio ganharia a implantação do Curso Técnico de Processamento de Dados. Em 2000 formou-se a última turma deste curso. Em 2000 a escola sofreu uma nova alteração. Passou, então a Escola de Educação Básica Ana Gondin, nome atual conforme portaria E/ 0017 SED de 28/03/2000. A partir de 2002 a escola passa a funcionar somente de Pré- Escolar ao Ensino Fundamental. No ano de 2004 a escola sofre uma nova alteração, voltando a funcionar de Pré- escolar ao Ensino Médio. Em 2010, a escola aderiu ao Programa Escola Aberta, que incentiva e apóia a abertura, nos fi nais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceria entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno. A partir de 2012, a escola foi contemplada com o Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumentando a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científi ca e educação econômica. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. Em 2013,apesar de estarmos passando por momentos de expectativa, pois aguardamos a construção de escola nova possuímos em nosso quadro de matriculas aproximadamente 800 (oitocentos) alunos no Ensino Fundamental e Ensino Médio, um corpo docente e uma equipe técnica pedagógica administrativa, com especialização nas diversas áreas da educação. O espaço físico, conta nesse momento com 15 (quinze) salas de aula, 2 (duas)quadras de esporte, 1 (uma) sala de informática, 1(uma) biblioteca, 1(uma) sala de Direção, 1 (uma) sala de Orientação Educacional, 1 (uma) sala de Supervisão Escolar , 1 (uma) sala de Administração Escolar, 1 (uma) Secretaria Escolar, 1(um) pátio interno, 10 banheiros, 1(um) deposito de merenda, 1 (um) almoxarifado, 2 (duas) cozinhas, 1 (uma) Sala de Professores e 1(um) refeitório reformado recentemente. A escola funciona nos três turnos, do Ensino Fundamentalao Ensino Médio. Em 2014, passou a funcionar no Salão Paroquial Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Magalhães, pois o prédio foi interditado pelo ministério público devido às más condições da infraestrutura.