Como a empresa começou
Uma verdadeira aula de empreendedorismo. Assim pode ser denominada uma breve conversa com Viviane Blasius, que aos 32 anos, em parceria com o marido Alfredo, é proprietária das franquias Mormaii em Laguna. Residindo na cidade há mais de 10 anos, a tubaronense que desde a adolescência trabalhava nas lojas do pai, sempre soube que seu tino era o comércio: “Meu dom é vender. Está no sangue. Nasci para isso e não me vejo em outra atividade”. A oportunidade de administrar a loja da Mormaii do bairro Mar Grosso surgiu no ano 2000: “Meu pai foi a uma convenção da marca e lá falaram que a loja estava em negociação. Ele apresentou a ideia e eu e meu marido vislumbramos a possibilidade de começar algo totalmente novo para nós, mas que tinha grandes chances de dar certo”. O felling de Viviane estava certo, e era preciso passar apenas por uma fase de conhecimento e claro, muito trabalho, para a tão sonhada prosperidade começar: “Abrimos no mês de julho. Fizemos toda a reestruturação, avaliamos o que tinha de produtos, e começamos na empreitada. O início foi difícil, mas com muita persistência, após dois anos, a loja teve um crescimento satisfatório no seu faturamento”. Nesta época, Viviane e Alfredo vivenciaram o turismo de inverno na cidade: “Eramos parceiros em todos os eventos que eram realizados. Vendíamos os ingressos e em troca tínhamos uma loja cheia e a visibilidade que também foi muito importante”. Hoje, Viviane é conhecida pela forma peculiar a qual trata sua clientela, com um atendimento não apenas no momento da venda, mas também no seu pós: “É um trabalho de formiguinha. Na baixa temporada, quando sei que o movimento depende e muito de nosso empenho, procuro ligar para os clientes, levar mercadorias para provas na casa de cada um, enfim, promover um tratamento diferenciado”. E toda esta inovação é reconhecida até mesmo pelos cargos mais altos dos donos da marca: “Em certa ocasião, o diretor geral, em visita a Laguna, veio até a loja e comprou um presente. Como os pacotes prontos, produzidos pela própria Mormaii, consideramos algo muito engessado, optamos por investir em uma nova embalagem, que foi utilizada também para embalar a compra dele. Na segunda-feira ele chegou à supervisora de franquias e apontou o que ele considerava como um embrulho de presente de verdade. Fiquei muito orgulhosa na época”. Em 2011 a abertura da loja no Centro foi uma verdadeira conquista para a proprietária: “Com a pulverização de produtos da Mormaii em outras lojas, vi nesta atitude uma chance de centralizar o produto. Cuido da marca e quero associá-la aos nossos estabelecimentos”. E o sucesso de toda esta caminhada, que esta apenas no início, pode ser reconhecida através de números: “Apesar da população da cidade não ser tão numerosa, conseguimos a façanha de com as duas lojas, vendermos mais do que franquias que estão instaladas em cidades com mais de 100 mil habitantes. É a prova e o resultado de muitos anos de dedicação e trabalho”.
Projetos
Este ano pretendo melhorar ainda mais na estrutura física da loja do centro. Com a finalização dos investimentos em 2015, almejo a possibilidade de abertura de mais 2 franquias em cidades próximas.
Qualidades e Defeitos
Sou uma pessoa muito honesta. Acredito que meu maior defeito seja o perfeccionismo em tudo que faço.
Mania
Tomar café. O vício é tamanho que no último Natal ganhei duas máquinas de café expresso.
Lugares
Um bom programa para sábado a noite é jantar no Arrastão na companhia do meu marido. Um lugar paradisíaco é a Praia do 6, na Barra. Saindo da cidade gosto muito do clima e das belezas de Santos (SP).
Um desejo
Meu desejo mais profundo e sincero é que meus filhos Henrique e Júlia sejam pessoas honestas e felizes.
Viagens
Trabalho há 13 anos sem férias, portanto o máximo que consegui aproveitar até o momento foram viagens mais curtas, como idas a São Paulo, que considero um “mundo”. Quero esperar a caçula crescer um pouco mais para irmos conhecer a Disney.
Receita de bem estar
Sou adepta da terapia. Acabei me afastando um pouco em virtude do nascimento da Julia, mas pretendo retornar em breve.
Não Vivo sem
Internet