Obviamente esse é um tema para discussões infindáveis, diversas opiniões e muitos textos e artigos abordam o assunto. Mas comecei a perceber uma certa repetição em alguns comportamentos de pessoas que conseguem atingir seus objetivos. Principalmente na forma como PENSAM.
Baseado em minha própria experiência como coach e empresária, somado aos estudos e leituras, pesquisei e separei um passo a passo sobre o que fazem as pessoas que têm sucesso e como alcançam suas metas. Será que podemos aprender com elas?
São 07 passos que você precisa seguir para ajudá-lo na construção do seu ou dos seus objetivos. Anote aí:
1) O primeiro passo é o uso da Imaginação, para definir claramente seu objetivo.
2) O segundo passo é o da Crença, no qual você começa a acreditar que pode conseguir, que realmente é capaz de atingir aquilo. E aqui cabe refletir se sua crença é limitante ou fortalecedora.
3) O terceiro passo é do Planejamento, onde você começa a planejar o que precisa fazer para alcançar a meta, quais interferências precisa superar, quem pode ajudar, que habilidades precisa desenvolver.
4) O quarto passo é muito importante – Ação: comece a colocar seu plano em prática!
5) O quinto passo é o da Resistência, quando você tentar mudar, seu cérebro vai querer convencê-lo que é melhor ficar como está, a famosa zona de conforto.
6) O sexto passo é o da Persistência, onde você domina e conquista a Resistência, fazendo-a trabalhar a seu favor.
7) O sétimo passo é a internalização de novos hábitos. Os comportamentos que precisamos ter para conquistar as metas começam a fazer parte da sua rotina.
Logicamente que o próximo passo será a conquista de sua meta. Porém após isso é preciso continuar. Como? Revisando toda a jornada e aprendendo com ela, os pontos positivos e os pontos que não foram tão interessantes mas que lhe ajudaram a chegar até o seu destino. Mas lembre-se, curtir a jornada é mais interessante que simplesmente chegar nela.
Siga em frente, estabeleça a próxima meta, se distenda sempre!
Por Letícia Zanini Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental.