Foi o jeito extrovertido e a habilidade em lidar com o público que fizeram Alexandre Marques escolher o ramo das vendas como profissão. Aos 33 anos, o focalizado que atualmente dedica-se a atividade em uma loja voltada ao público masculino, explica aos leitores do JL as técnicas utilizadas para atingir as metas e a satisfação dos clientes. Natural de Guarujá, SP, aos 13 anos, o então adolescente, recebeu dos pais, dona Maria Neusa e “seo” Antônio, a notícia de que a família faria uma mudança radical: “Foi uma época difícil. Meu pai recebeu uma proposta de emprego em Laguna e de repente tive que abandonar meu grupo de amigos, a cidade que me criei e vir morar em um lugar totalmente novo. Só o tempo fez com que me adaptasse”. Passada esta fase, Alexandre ficou algum tempo na terra de Anita, mas foi na Capital, que ele descobriu sua aptidão com a área de vendas: “Era um mercado em expansão e somado a isto havia a facilidade que tenho em me comunicar. As oportunidades foram acontecendo e eu decidi aproveitar”. Após oito anos dedicados a surf shops, o profissional reavaliou seu público consumidor, e de volta a Laguna, mudou seu foco: “Eu cresci e vi que era chegada a hora de inovar, ampliar os horizontes e minha rede de contatos. Foi um grande salto, afinal na nova loja, o público é totalmente diferente do que atendia e exige um comportamento e atendimento bem diferenciado”. A novidade, não apenas estimulou o vendedor, como também despertou o desejo de crescer e se aprimorar e investir em outros segmentos: “Tenho acompanhado a rotina de diversos representantes comerciais e confesso que estou bem interessado. É uma aposta para um futuro não tão distante”. Sobre os requisitos necessários para se destacar nas vendas, o focalizado avalia: “É preciso ter persuasão, principalmente quando se atende um homem. Em grande maioria, somos muito focados, e se saímos de casa para comprar determinado produto, dificilmente voltaremos com uma sacola a mais, diferente das mulheres, que compram com mais facilidade. Vai do vendedor, a habilidade de despertar este interesse de consumo no cliente”. Para o ano que está apenas começando, o paulista já faz planos: “Quero aproveitar todas as oportunidades que surgirem em minha vida, mas tudo de forma muito bem pensada e planejada. Quero completar meus estudos e iniciar um curso técnico, que poderá me abrir mais portas”.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.