Economia

Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais: ADR de Laguna sediará encontro do Governo

Marcado para a próxima quarta-feira (27), no auditório da 18ª Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna o encontro entre órgãos da estrutura de Governo, reunindo gerentes de atividades finalísticas como Educação, Saúde, Infraestrutura, Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas, Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas e representantes da secretaria de Estado do Planejamento. A reunião Intragovernamental será o primeiro passo para apresentação e alinhamento do Programa Crescendo Juntos, que visa o desenvolvimento e a redução das desigualdades regionais em Santa Catarina.
Sobre o programa
O Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais foi lançado em 24 de maio, e tem como desafio dinamizar a economia e os baixos indicadores de desenvolvimento em 12 regiões de Santa Catarina. A iniciativa do Governo do Estado busca coordenar ações para promover um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado. Construída em parceria com a sociedade civil organizada, será coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento.
Um estudo estabeleceu prioridades de atuação para as regiões, classificadas em três categorias: mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas, pertencentes às Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Juntas, elas abrangem 84 municípios, cerca de 1,06 milhão de pessoas, ou seja, 16% da população do Estado, e PIB de R$ 18,3 bilhões, o que corresponde a 10,3% do total da riqueza produzida em Santa Catarina.
O programa desenvolverá uma Agenda de Desenvolvimento Regional, elaborada pelos Núcleos Executivos Regionais em articulação com as ADRs. Na sequencia esses grupos de trabalho identificarão as vocações de cada região, quais cadeias produtivas podem ser melhoradas e o que tem potencial para ser desenvolvido. A coordenação dos núcleos será feita pelo Comitê Gestor do Programa, formado por representantes das secretarias de planejamento, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Assistência Social, Trabalho e Habitação, Agricultura e Pesca, de Turismo, Cultura e Esporte, além de até quatro representantes das entidades parceiras.

Deixe seu comentário