Gabriela Pedroso

Quando desistir?

Muitos empreendedores batem com as suas cabeças na parede com essa pergunta, principalmente naqueles momentos – de iniciais a intermediários – em que o negócio ainda está engatinhando. Nenhum empreendimento traz em si a garantia de sucesso, por mais promissor que seja, e isso faz com que muitos desses corajosos desbravadores se peguem, em algum ou em muitos momentos de suas vidas empresariais, pensando em jogar a toalha. Parar tudo e fugir para as montanhas. Desistir. Porém, ao procurarem por alternativas e respostas, esses sofredores encontram mensagens de encorajamento, dizendo “nunca desista”, “desistir não é uma opção”, “só não consegue quem desiste”. E agora? Será que existe algum momento em que, realmente, desistir seja a melhor alternativa?
Bom, eu realmente pensei sobre isso e cheguei à conclusão de que sim, existem momentos em que vale mais a pena desligar o motor do que continuar gastando combustível à toa. Mais especificamente dois elementos distintos, e hoje falarei sobre eles. O primeiro elemento indicador de que desistir pode ser uma boa ideia é quando você deixa de acreditar que o seu negócio vai dar certo. Não se trata de evitar qualquer risco – são duas coisas diferentes. Afinal, não existe negócio sem risco. Porém, mesmo que todos ao seu redor deixem de acreditar, é quando você mesmo perde essa confiança que o negócio vai, inevitavelmente, desandar. Então, amigo, se você já assumiu a derrota, pare de esfregar nas cordas e saia do ringue.
O segundo elemento é tão importante e determinante quanto o primeiro, e não tem nada a ver com números, estatísticas ou a flutuação do câmbio. Trata-se daquele momento em que você levanta da cama, olha para a sua vida e para si mesmo, e percebe que todo o seu brilho foi embora. Não existe mais tesão. Não existe mais alegria. Não existe mais a vontade de fazer com que aquilo funcione. Veja, isso pode acontecer em qualquer momento, quer o negócio esteja dando certo ou não. Se um belo dia você acordar e perceber que, definitivamente, nada mais daquilo faz sentido, então não existe nenhum motivo para continuar. P.S.: Se você for o dono de uma empresa saudável e lucrativa, simplesmente saia da administração e contrate um CEO, ok? Não feche a sua empresa por causa desse artigo!
É isso. Esses são os momentos em que, na minha humilde opinião, uma pessoa pode e deve desistir. Fora isso eu aconselho desesperadamente que você não o faça. Mas isso não significa que você deve ficar se autoiludindo e cultivar esperanças sem fundamento. Resultados não mentem. Isso significa que, em muitos casos, pode ser a hora de remodelar, adaptar, redirecionar. Seguir em frente não é sinônimo de continuar fazendo as mesmas coisas. Muitas vezes, para persistir no seu sonho e trilhar o seu caminho, você precisará ser duro e crítico consigo mesmo e reconhecer que está na hora de mudar. Por outro lado, se for o caso de desistir, encontre ali o aprendizado que fará com que você acerte na próxima vez. Às vezes o melhor caminho é levantar, sacudir a poeira, dizer “não deu”, e partir para a outra. Respondi à sua pergunta?

Gabriela Besen Pedroso – www.gabrielapedroso.com.br

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