Na movimentada sessão ordinária da última segunda-feira, 27, além da apreciação e aprovação de projetos, os edis, de uma forma geral criticaram a prefeitura pela exclusão dos grupos de teatro, escolas de samba, artesãos da cidade e até as Guardiãs de Anita, na programação da Semana Cultural que, iniciada na terça-feira, 28, irá até domingo, 2.
Os vereadores Kleber da Rosa (PP) e Osmar Vieira (PSDB), além de criticarem, ainda “rasgaram” o convite recebido, dizendo que, em protesto e em apoio aos excluídos, não participariam de nenhuma solenidade. Vieira disse que tomou conhecimento que para as escolas teria sido oferecida a mixaria de R$ 500, que soou como humilhação. O Vereador e presidente da Câmara, Cleosmar Fernandes, também destacou a importância dos grupos teatrais, escolas de samba e bandas musicais, como a União dos Artistas e Carlos Gomes, citando o esforço de seus diretores, como Jairo Barcelos, João de Sousa Junior e Deroci de Oliveira.
Outro assunto que tomou conta da sessão, foi o relacionado as obras de asfaltamento entre Bananal e Ponta do Daniel, com os vereadores Thiago Duarte, Rodrigo Moraes e Cleosmar Fernandes, sugerindo entre outras alternativas para o passagem dos moradores, o Morro da Torre e até uma balsa. Rodrigues também sugeriu a realização de uma sessão itinerante na Figueira, para discutir o problema com os habitantes das localidades.
Pauta
Para leitura, foram apresentados os projetos de Lei Complementar 034, de autoria do Vereador Roberto Carlos Alves, 057, dando denominação a via pública, de autoria do Vereador Valdomiro Barbosa de Andrade, o 058, que dispõe sobre a definição de maus tratos contra animais, 059 que institui e inclui no calendário oficial do município o “Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais” e a Semana Municipal, 060, que dispõe sobre a obrigatoriedade de Pet Shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos do ramo, fixaram cartazes que facilitem e incentivem a adoção, os três de autoria da Vereadora Nádia Lima, o 061, que altera o artigo 2º da Lei 1.121, de 30 de novembro de 2005, de autoria do Vereador Roberto Carlos Alves, e o 062 que obriga o Poder Executivo a instalar câmeras de segurança em espaço público de grande aglomeração de pessoas e escolas, de autoria do Vereador Cleosmar Fernandes. Em primeira votação foram aprovados, por unanimidade, os balancetes financeiros da prefeitura de Laguna referentes aos meses de maio e junho de 2018 e os projetos de lei, complementar 033, que altera dispositivos da Lei Complementar 330/2015, Projetos de lei 056, que altera o artigo 2º da lei 1498/2012, ambos de autoria do Poder Executivo e o 052, de autoria da Mesa Diretora, em 2ª votação, que autoriza o Poder Legislativo a dar baixa em bens móveis inservíveis e adota outras providências. Lembrando que o projeto de lei 054/18, do Poder Executivo, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente do Fundo Municipal de Assistência Social de Laguna, teve pedido de vistas, aprovado para o vereador Rhomening Rodrigues.
A Câmara voltará a se reunir ordinariamente, hoje, 31, às 17h.