Perfil

Talita Santos Cornélio

Filha de dona Maria de Lourdes e de “seo” Itamar, Talita Santos Cornélio não poderia estar em outra área que não fosse a sala de aula. Professora de Educação Física no Colégio Stella Maris e no curso de graduação em Capivari de Baixo, a focalizada confessa que sempre alimentou o desejo de seguir carreira na área: “Poderia definir como um sonho, meta e ouso até mesmo dizer, que desde cedo despertava alguma vocação”, avalia a lagunense que ainda acrescenta: “Nesse caminho que venho trilhando constatei que existe uma profunda diferença entre dar aula e ser professor. Dar aula é muito bom, é compartilhar conhecimento, propagar a informação e exige esforço, dedicação e preparo. Ser professor é, muito antes de ser uma profissão, uma das formas mais genuínas do amor. Como já dizia o grande mestre Paulo Freire, eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que me considero um educador, pois acima de tudo, sinto amor”
Casada há quase 20 anos com Geison, mãe de Cauan, Cauê e Caio, Talita define sua rotina como uma verdadeira “correria”: “Minha demanda é intensa. Além da demanda profissional, sou vereadora em Pescaria Brava, e ainda preciso me dedicar a minha família e os cuidados com a casa. É preciso me desdobrar em muitas “Talitas”. Mas gosto de verdade de cada uma das minhas funções, seja mãe, esposa, no legislativo ou na sala de aula”.
Mestre em Educação, ela recorda que para conquistar os sonhados diplomas, foi preciso muita determinação e empenho: “Engravidei muito cedo, mas mesmo vivendo como dona de casa, nunca deixei de ler, o que me ajudou muito, mesmo depois de sete anos afastada da escola. Quando voltei aos estudos, estava grávida e já tinha dois filhos, um deles com dois anos. Quando o caçula nasceu, o levava comigo para faculdade. E assim consegui concluir”.
Sobre o papel que exerce no legislativo e uma avaliação da caminhada até aqui, manifesta sua opinião: “Ser vereadora é um desafio que nunca imaginei viver. Os trâmites são morosos, mas mesmo assim, seguimos, com o maior propósito de todos, que é ajudar ao próximo”.

Deixe seu comentário