Letícia Zanini

Trabalhe para você!!

Você já ouviu sobre práticas nas empresas para estimularem seus colaboradores a terem sentimento de dono? Eu já!
Na verdade, esse convite vem exatamente para que o colaborador tenha vontade de cuidar do negócio como se dele fosse.
Penso que isso seria o mundo perfeito para as empresas mas sabemos que na prática é muito difícil. É só você parar e pensar um pouquinho, se você tem filhos e precisa deixá-los com a babá para trabalhar, por mais maravilhosa que a babá seja, nunca irá cuidar de seus filhos como você e ponto.
No mundo corporativo acontece da mesma forma, ninguém nunca cuidará ou amará o negócio como se dono fosse pelo simples fato de não ter gestado, sonhado, passado dificuldades, pago impostos e muitas outras coisas que só o dono sentiu. Mas isso não lhe impede de pensar, e se eu fosse o dono desse negócio, o que eu faria diferente??
Então, o meu convite é que você não se comporte como o dono do negócio, mas se comporte como o dono da sua carreira. E assim, trabalhe diariamente para esse seu negócio próprio, sua carreira.
Como que se faz isso? Se sua carreira fosse seu negócio, você deveria olhar para as pessoas ao seu redor e compreender que todas são seus clientes e que, naturalmente, precisam de fidelização para isso, você deve rever a forma como se relaciona, comunica e outros aspectos que impactam em seus clientes.
Quando você trabalha para você, independente do cenário, da adversidade, você reclama menos e age mais, pois deve ter consciência de que as suas habilidades tornam-se seu principal produto e sua apresentação a sua embalagem. E, como todo negócio, você analisa seus concorrentes e acompanha o que fazem para que você continue a se superar.
Quando você trabalha para você, independente do CNPJ em que estejas inserido, sua atenção aos detalhes se potencializa porque você sabe que cuidar do negócio é sua responsabilidade.
A máxima “pense como dono” faz muito sentido, principalmente para que você avalie seu movimento dentro do negócio que faz parte. Se você disser que se fosse dono faria diferente apenas por ser dono, então, você não está preparado para sentar numa cadeira dessas. Faça diferente mesmo não sendo o dono do negócio, faça diferente por você, não alimente a cultura negativa na empresa, de só reclamar, se tem problema, ajude a resolver. Lembre-se: trabalhe para você, para o seu negócio, para a sua carreira. Boa reflexão!

 

Deixe seu comentário