Recentemente, estava num processo de entrevistas e ouvi de uma profissional a seguinte pergunta: “Vocês dão treinamento?” A resposta foi positiva, na sequência, outra pergunta: “Mas é daquele tipo de treinamento longo e cansativo?” Obviamente aquela fala me fez refletir sobre as ilusões acerca do desenvolvimento na carreira. Muitos desejam o sucesso no jogo, poucos se interessam pelo treino, mesmo que seja cansativo.
Saindo um pouco do ambiente corporativo, vamos olhar para o mundo dos esportes, quando você vê um jogador em campo, realizando manobras interessantes, gols, passadas de bola que favoreçam a performance de outros jogadores, você acredita que o sucesso apresentado está vindo de alguma entidade, ou porque aquele profissional é especial, um ser humano atípico? Não, não é! A perfomance em campo tem total conexão com o treino, logo, não existe bom jogo sem bom treino. Na carreira não é diferente, não acredite em profissionais que não treinam, por duas razões simples: arrogância e teimosia. Como assim? O profissional que acredita que o treino não importa, não consegue perceber que a sua forma de fazer, além de não ser a melhor, não pode ser estática – o mundo está em constante mudança, lembram? E o segundo motivo é que a teimosia em fazer sempre da mesma forma o levará para os mesmos caminhos e comportamentos, ou seja, dificilmente irá inovar.
Sem sombra de dúvidas a fala da profissional do exemplo citado no início também faz sentido, existem treinamentos e treinamentos. Qual o objetivo de um bom treino? Preparar o profissional para uma entrega com mais qualidade, fazê-lo sentir segurança sobre o que está fazendo, garantindo o desenvolvimento do profissional, no caso corporativo, uma experiência diferenciada ao cliente, logo, não pode ser de qualquer jeito. Na vida e na carreira treino e jogo têm importância, de um lado temos o repertório prático, a vida como ela é, por outro temos ciência, comprovações, evidências que vão sustentar as práticas na vida real. Se você quer crescer na vida e na carreira, necessariamente deverá humildemente reconhecer que precisamos de ambos. Jogo é jogo, treino é treino, permita-se vivenciar o benefício das duas modalidades. Pense nisso!
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.