O prefeito Everaldo dos Santos e outras autoridades municipais, conselheiros e o trade turístico participaram na tarde desta quarta-feira (27), de uma reunião para avaliar a temporada de verão 2015/2016. O encontro, realizado na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis, foi liderado pelo secretário Filipe Mello, que apresentou números sobre a movimentação turística até o momento.
Dados como a ampliação da ocupação hoteleira no litoral e no interior, do número de vôos, ônibus e a movimentação nas fronteiras atestam que Santa Catarina está tendo uma das melhores temporadas já registradas, apesar da atual realidade econômica. Mello também defendeu, junto aos prefeitos, a otimização dos recursos municipais para possibilitar mais investimentos em infraestrutura.
Em relação à balneabilidade das praias, que vem sendo destaque na mídia nas últimas semanas, o secretário frisou que é preciso fortalecer os investimentos em infraestrutura turística de forma sustentável. “Todos precisam cumprir suas responsabilidades, acima de tudo melhorar o que não está dando certo e aprimorar o que é positivo”.
Apesar do impacto negativo causado pelos pontos de coleta impróprios em alguns balneários, o presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET), Ricardo Stodieck, comentou aspectos que continuam fazendo de SC um excelente estado: “A qualidade do turismo, aliada ao câmbio favorável para os estrangeiros, possibilitou que tivéssemos uma temporada extraordinária em diversas regiões”.
Prefeitos de cidades das regiões turísticas Grande Florianópolis, Costa Verde e Mar e Encantos do Sul, marcaram presença na reunião e destacaram os números da temporada. O prefeito lagunense falou sobre a movimentação de turistas na terra de Anita desde dezembro, com a cidade estando lotada e antecipando que aguarda milhares de pessoas para as folias de momo. Everaldo disse estar satisfeito com a grande presença dos visitantes e também lembrou a necessidade de aporte financeiro federal e estadual para as cidades turísticas.
Palhoça também viu o movimento do turismo duplicar nesta temporada. Com mais investimentos para facilitar a vida dos banhistas (como chuveiros e iluminação), o prefeito Camilo Martins endossou a preocupação com a mobilidade. “Para nós este é o grande problema. Ou encontramos uma alternativa, ou o turista vai deixar de vir para cá porque não consegue chegar nas praias”, alertou.
Laguna é destaque
Números apresentados pelo Diário Catarinense, esta semana, apresentam a movimentação do turismo em Santa Catarina, colocando Laguna ao lado de Florianópolis e Balneário Camboriú, que no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro conviveram diariamente com 368 mil pessoas a mais em suas praias. Só para se ter uma ideia, aqui, a média de coleta de lixo, fora da temporada é de 1.037 toneladas e agora entre dezembro e janeiro, os números pularam para 1.529 toneladas, aumento percentual parecido com o da capital.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.