Oiii, hoje trago uma proposta diferente. Venho convidar você a criar um terrário. Se você não sabe o que significa isso, não se preocupe que já vou explicar. Terrários, nada mais são que jardins plantados em vasos. Estes vasos podem ser de vidro ou cerâmica e conter, pedras, carvão, terra, plantas, etc. É um lugar onde se pode acompanhar o desenvolvimento e comportamento vegetal, com pouca manutenção, água e cuidados para as plantas.
Sendo assim, terrários são mini jardins montados em diferentes espaços como lustres, recipientes de vidro, com ou sem tampa, pendentes, vasos, bacias de cerâmica, etc. Sua elaboração permite o uso de sua criatividade para utilizar plantas, pedriscos e outros enfeites da maneira que você desejar. Então se atente as dicas que vou dar aqui para você iniciar a criação de seu mini jardim de maneira correta. Vamos fazer? Acho que você vai gostar. É relaxante e prazeroso. Bora criar!
Vamos precisar de:
• Vaso de cerâmica ou vidro (aquário, garrafa, copo, etc.);
• Drenagem: seixos, brita, cacos de telha;
• Carvão vegetal;
• Areia grossa;
• Substrato de crescimento de suculentas;
• Mudas de cactos e/ou suculentas;
• Decoração: seixos, perlita, biobric, esfagno, musgos, etc.;
• Pazinha, colher ou pinça para manusear as plantas.
Nota: Substrato de crescimento de Suculentas
As suculentas são plantas que não toleram o excesso de umidade nas suas folhas e raízes. Há um risco muito grande da planta apodrecer caso isso ocorra. É imprescindível que o substrato seja poroso na sua composição. Para isso, é importante que ele seja formulado com areia de construção. A areia não permitirá que haja acúmulo de água no substrato e a sua porosidade permitirá um melhor desenvolvimento do sistema radicular das mudas. A areia a ser utilizada deve ser 10% do total da Formulação a ser preparada.
Formulação do Substrato para 5 Kg: 4 Kg de Condicionador de Solo “Classe A” + 500 gramas de Areia + 500 gramas de Nutrientes (Casca de ovo seca e moída no liquidificador + Cinzas de churrasqueira peneirada).
Mãos a obra.
1-Escolha um recipiente. Pode ser de plástico, vidro ou cerâmica, com diferentes formatos. De vidro, você pode até escolher algo com tampa
2 – Montagem. A montagem do vaso de cerâmica, plástico ou cimento, deve ser a mesma que o plantio de vaso comum. Deve-se ter uma drenagem, o substrato de crescimento, mudas de cactos e suculentas variadas e a decoração. A montagem do vaso de vidro é mais criteriosa, pois este vaso não possui saída de água. O primeiro passo é fazer a drenagem com argila expandida ou brita. Em seguida, deve-se colocar uma camada de carvão vegetal para absorção do excesso de umidade. Acima do carvão pode-se colocar a areia grossa. Somente após estes itens é que deve completar com o substrato de crescimento das suculentas. Em seguida, faz o plantio das mudas e, posteriormente, completa-se com a decoração (seixos, biobric, esfagno, musgo, etc.).
3 – Plantio das mudas. Para fazer o plantio das mudas, deve-se umedecer o substrato de crescimento para que a terra não escorra na hora de fazer os buracos. Faz-se os buracos, coloca-se as raízes nos buracos, pode-se usar uma colher para que as raízes fiquem direcionadas para baixo. Deve-se ater apenas para que não fique nenhuma raiz exposta, pois elas não irão vingar. Após o plantio, deve-se apertar ao redor das mudas para que elas fiquem firmes.
4 – Cuidados especiais. O terrário de suculentas pode ser colocado dentro de casa se o mesmo tiver sido montado em aquários de vidro. Para esse tipo de terrário a umidade é um fator determinante. Suculentas não gostam do excesso de água, pois melam. Então, deve-se molhar o vaso apenas quando o substrato estiver seco ou molhar as folhas com um pulverizador. Terrários de suculentas plantados em vasos de cerâmica, plástico ou cimento devem ficar em locais que recebam sol direto.
Agora é só preparar o material e iniciar esta criação. Experimente! Ah, depois me mande fotos, adoraria ver!
Aproveito para parabenizar minhas queridas clientes Tamara Andrade e Sandra Regina Fabris que criaram os terrários das fotos 02 e 04, respectivamente. Muito caprichosos e de bom gosto!
Plante!
Fico a disposição no facebook da Jóia Garden, onde convido você a curtir esta página e ficar por dentro das novidades sobre paisagismo.
Por:
Maria Ila M. P. Borges
Empresária e Jardinista
ilapinheiro@yahoo.com.br