Prepare o paladar! Na continuação do especial que foca o que há de melhor em terras lagunenses na temporada, destaque para os nossos restaurantes, que apresentam cardápios variados, espaços aconchegantes e bom atendimento. Os endereços certos para quem procura comer bem estão aqui. Confira:
Casa das mais tradicionais da cidade, o Restaurante Caiçara tem sua cozinha assinada pela família Donário. Entre os pratos consagrados que são referência entre os frequentadores do local, destacam-se a o Camarão à Caiçara, que serve tranquilamente para duas pessoas, e é reconhecido por ser servido fresco e com tempero inigualável, tendo entre seus acompanhamentos, a maionese de camarão feita na hora. Entre os pratos feitos na chapa, destaque para a tainha e o churrasco, que trazem também fritas, arroz e salada. O ambiente climatizado, o bom atendimento, fartura, limpeza e a opção de grande buffet aos domingos, são alguns dos destaques pontuados pelos clientes que se manifestaram no aplicativo Trip Advisor.
RESTAURANTE CAIÇARA
Rua Senador Galotti, 712 – Mar Grosso
Horário de Funcionamento: Das 11h às 14h e das 18h30 às 23h
Telefone: (48) 36471643
Fundado em 4 de janeiro de 1984, logo prestes a completar 32 anos, o Atlântico Sul Hotel e Restaurante tem a família Medeiros à frente de sua administração, com a liderança do casal Marcio e Jane. Com um público alvo especialmente da região Sul, Paraná e Rio Grande do Sul e nossos “irmãos” argentinos, o hotel conta com 60 apartamentos, que frequentemente vem passando por processo de melhorias e ampliações. O Restaurante que funciona anexo ao hotel e que é aberto ao público, tem a assinatura da chef Jane Medeiros, que há mais de 20 anos atua na área e que se destaca como um dos buffets mais variados e elaborados da cidade, não apenas por sua culinária peculiar, mas também por toda a estrutura que oferece. Com um salão com capacidade para até 300 pessoas, o espaço abre diariamente para almoço e jantar, com um cardápio que inclui carne vermelha, frango e frutos do mar e sushi aos fins de semana.
RESTAURANTE ATLÂNTICO SUL
Av. Senador Gallotti, 360 – Mar Grosso
Horário de Funcionamento: Das 11:00 às 15:00 e das 19:30 às 21:30
Telefone: (48)36471166
Apreciadores de frutos do mar sabem que nada se compara a gastronomia do Geraldo Restaurante. Localizado em lugar privilegiado, na Ponta da Barra, a vista encantadora, os pratos deliciosos e o atendimento atencioso são alguns dos inúmeros motivos que fazem moradores e turistas lotarem o espaço, que durante o verão abre suas portas para o almoço e só encerra o expediente no final da noite. Com uma carta de cervejas nacionais e importadas das mais completas da região, o restaurante é destaque no aplicativo TripAdvisor, onde garante quase 100% de satisfação nas avaliações ambiente, comida, custo benefício e atendimento, além de inúmeros depoimentos de visitantes dos mais variados cantos do país. Entre os pratos que são destaque na casa, está o filé de linguado na chapa com alcaparras, as porções de camarão ao alho e óleo e isca de peixe à milanesa, sem esquecer das entradas, como os famosos risoles de camarão, casquinha de siri e ostra gratinada.
GERALDO RESTAURANTE
Rua Dezesseis, 922 – Ponta da Barra
Horário de Funcionamento: Durante a temporada, aberto diariamente, das 11 às 23hs.
Telefone: (48) 36475026
Quer curtir Laguna? O JL te dá dicas de programações imperdíveis.
Refúgio
Barranceira
Banhado pela lagoa Santo Antônio dos Anjos, o balneário Barranceira é um verdadeiro refúgio para os que já tiveram a chance de o conhecer. Ali se encontram águas tranqüilas e pouco vento e areia. O espaço tem gramado com árvores e calçada, tudo preservado com muito carinho e zelo pela comunidade que lá reside. Para chegar ao local, atravessando o trevo, entra-se à direita no sentido norte. Antes de chegar ao local a dica é comprar butiás, fruta típica da região e saboreá-los embaixo de uma frondosa sombra. O espaço é perfeito para famílias com crianças, visto o estado de preservação da lagoa somado ao sossego do lugar. Cabe lembrar que é proibido estacionar no local, sendo que o visitante precisa deixar o carro na rua principal da comunidade e descer até o pequeno balneário, ponto de partida de muitos pescadores. Em determinadas épocas é possível acompanhar a secagem das redes de captura de camarão além do sarilho, casa para guardar os barcos acima da água, característica da região. Pássaros nativos, como o biguá e garças passeiam à procura por comida. Famílias gaúchas e criciumenses já descobriram o refúgio e já construíram belas casas a poucos metros do local. Os barulhos mais comuns do balneário são os risos das crianças e conversas alegres das famílias que procuram se reunir principalmente na alta estação.
Pescaria
“Tá nervoso? Vai pescar!” Já diria o verso da música. E seguir esta dica é, sem dúvida, uma das ações mais fáceis na terra de Anita. Cercada de água por todos os lados, a cidade propicia a prática e de quebra proporciona ao pescador, seja ele profissional ou de primeira viagem, uma verdadeira vista cinematográfica. A sugestão do JL é passar em uma das casas de artigos de pesca no Centro Histórico, comprar seu equipamento e as iscas e decidir o local da pescaria. Nas Docas, próximo ao Mercado Público, são muitos os adeptos, mas a grande maioria ainda se concentra nos Molhes da Barra. Lá, provavelmente, você terá contato com diversos amadores e profissionais na área e poderá ouvir inúmeras histórias de pescador! De tarrafa ou molinete, dependendo da sua performance, é possível pegar uma corvina, tainha, papa terra, bagre, anchova ou robalo. Caso passe algumas horas e o balde fique vazio, fique tranquilo! Peixarias não faltam para chegar em casa com “aquela” moral.